Quinta, 03 de Outubro de 2024

Passageiros reclamam de atrasos e dos preços em aeroportos no Brasil

31/07/2015

Na volta das férias, não foi só o movimento dos aeroportos que aumentou. As reclamações também aumentaram. Passagens mais caras e passageiros irritados com atraso nos voos.

As empresas culpam a falta de estrutura dos aeroportos. Mas a insatisfação não para por aí não. A qualidade do serviço ainda tem que melhorar muito.

E bota muito nisso. É voo que atrasa, que é cancelado, é mala que demora a ser entregue, é dificuldade para chegar com carro na área de embarque e desembarque, enfim, o que não falta é problema. Por isso, na hora de viajar o passageiro precisa também levar uma mala de paciência.

Nem sempre é fácil a vida de quem viaja de avião. Ainda mais neste período de férias.
“Para ir o nosso voo foi cancelado. Tivemos que ficar num hotel, só ir no dia seguinte, não tinha onde encaixar a gente por conta dos aviões lotados por causa das férias”, conta Cele Reis, bombeiro militar

“Tem atraso porque tem hora que tem rush, nós estamos em julho, tem muito trânsito, ainda mais na última semana. Atrasa 40 minutos, 30. Mas eles ficam avisando”, diz a fisioterapeuta Cristina Romeiro.

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas, apenas um em cada cinco atrasos é responsabilidade das companhias. Os outros são causados por controle de tráfego aéreo, infraestrutura dos aeroportos ou problemas meteorológicos. Mas atrasos e cancelamentos são apenas alguns dos problemas.

“Nós pegamos um ônibus até o avião. O ônibus ficou parado sem o ar condicionado como se não tivesse funcionando, tudo fechado, as crianças chegaram a ficar ruborizadas, com calor, as pessoas tiveram que começar a gritar”, diz conta Cele Reis.

No Aeroporto Internacional de Fortaleza as reclamações começam logo na chegada, na área de embarque e desembarque, os carros só tem um pequeno espaço para estacionar, a fila dupla não é permitida e a fiscalização é constante.

Falta infraestrutura em alguns aeroportos, mas em muitos sobra preço alto em vários serviços. “O que incomoda todo mundo é a questão dos valores. Desde um cafezinho até uma água mineral é muito caro em todos os aeroportos que eu frequento pelo Brasil. Então isso é uma coisa que poderia melhorar e muito”, diz a agente comercial Luciano Vanzela.

E depois de enfrentar alguns desses problemas, você finalmente chega ao seu destino. Quer mais é sair do avião, pegar logo a mala e ir embora. Mas ainda pode ter que encarar uma outra dificuldade: a demora na entrega das bagagens. “O voo levou 1 hora e 20, e para apanhar as malas levamos 30 minutos, quase 40”, relata Paulo Enio, militar da reserva.