Quinta, 03 de Outubro de 2024

Neblina interrompe pousos no Aeroporto de Congonhas por 2 horas

28/07/2015

Uma forte neblina provocou o fechamento do Aeroporto de Congonhas na manhã desta terça-feira (28). Por pouco mais de duas horas, ele ficou fechado para pousos: das 6h às 8h20. A partir deste horário, os pousos passaram a ocorrer com o auxílio de instrumentos porque ainda há um pouco de neblina.

Houve também suspensão das decolagens no início da operação, das 6h às 6h14. Depois, as decolagens passaram a ocorrer normalmente.

Com a neblina, doze voos sofreram atrasos e onze foram cancelados em Congonhas, de acordo com a Infraero, que administra a maior parte dos aeroportos do país.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), na Grande São Paulo, apesar da forte névoa, a operação não precisou ser suspensa nesta terça-feira ocorre com auxílio de instrumentos.

O aeroporto chegou a operar com o novo sistema de pouso, o ILS III, que garante que o piloto realize um pouso com altura de decisão menor do que 30 metros (100 pés) e contato visual com a pista de até 200 metros.

Altura de decisão é a altitude mínima para o pouso ser abortado, caso haja neblina, chuva ou qualquer empecilho e a pista esteja sem visão para o piloto. Nesse caso, a companhia aérea pode optar por pousar no aeroporto ou desviar a aeronava para outro aeroporto. Onze voos foram desviados para outros aeroportos.