Quarta, 02 de Outubro de 2024

Aeroporto de Londres/Heathrow aposenta Terminal 1 após 47 anos

30/06/2015

Uma história de amor, encontros, atrasos, despachos, cancelamentos, check-ins, embarques e desembarques teve fim nesta segunda-feira (29). Estamos falando do Terminal 1 do Aeroporto de Londres/Heathrow, que fechou suas portas após intensos 47 anos de operações. O terminal, construído em abril de 1969, foi desativado por completo nesta segunda, após todas as aéreas completarem suas respectivas mudanças para o Terminal 2.

O voo que encerrou as atividades foi da British Airways, partindo do Terminal 1 em direção a cidade de Hannover, já na noite londrina. A partir de agora, o Terminal 2 entra em um processo de expansão para conter o aumento do fluxo de pessoas e aeronaves. O primeiro passo é demolir o prédio que sustenta o Terminal 1 atualmente, espaço que dará lugar a uma parte da nova expansão ja planejada.

No seu auge, o Terminal 1 do Aeroporto de Heathrow recebia aproximadamente nove milhões de passageiros ao ano. Nas últimas semanas de serviço, o terminal foi tratado como um "senhor" praticamente aposentado, feliz por ter cumprido sua jornada, com apenas 17 voos escalados e uma movimentação média de 1.700 passageiros ao dia. A British Airways foi a primeira companhia aérea a operar no terminal.

"O encerramento das atividades no Terminal 1 é mais um importante marco na transformação do Heathrow", disse o presidente executivo do Aeroporto, John Holland Kaye. "O Terminal 1 serviu os britânicos por quase 50 anos, mas agora irá abrir caminho para a expansão do Terminal 2, dando ao Reino Unido um aeroporto de classe mundial, no qual todos nós podemos nos orgulhar", disse Holland.