Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 02 de Outubro de 2024

Aéreas querem crescer com Viracopos

11/06/2015

Aeroporto Internacional de Viracoposem Campinas(SP), atualmente, opera 37 voos para o exterior por semana. São voos regulares das companhias Azul, TAP, American Airlines, Gol e Copa Airlines.

Segundo o diretor de comunicação da companhia aéreaAzul, Gianfranco Panda Beting, a companhia seguirá crescendo junto com o novo terminal de Viracopos.

Atualmente, além do destino no Sul da Flórida (EUA) — para o qual já solicitou aumento na frequência —, a aérea mantém operações de Viracopos para Miami e ainda este ano voará para Nova York. 

Segundo Beting, Viracopos atende muito bem as necessidades da Azul e permite que a companhia mantenha a qualidade de seus serviços também nas operações internacionais.

"Em 2015, queremos ampliar o número de voos e destinos, tanto no doméstico quanto no internacional" destacou Betting.

companhia aérea Copa Airlines também tem o desejo de continuar crescendo com Viracopos. A aérea apostaem Campinas para seguir expandindo suas operações no Brasil.

Na avaliação do gerente geral da Copa Airlines para o Brasil, Diogeneses Toloni, a operação está sendo muito satisfatória.

"A operação tem sido extremamente satisfatória e não temos reclamações até o momento. O terminal está plenamente adequado às necessidades da companhia aérea, tanto que já iniciamos a atuação na cidade com a frequência de um voo diário e com uso de aeronaves Boeing 737-800 Next Generation, algo inédito na história da Copa Airlines no Brasil. Temos um crescimento esperado de 25% para 2015 no Brasil" afirmou Toloni.

A Copa Airlines está presente em 69 destinos, em 30 países.

Já a companhia aérea TAP, segundo Mario Carvalho, diretor-geral da empresa para a América do Sul, deseja chegar a um voo diário partindo de Viracopos com destino ao Aeroporto da Portela, em Lisboa.

"O desejo da TAP é chegar em um voo diário, mas isso dependerá da demanda. Hoje temos três voos semanais" afirmou Carvalho.

Para a companhia aérea Gol, o crescimento de fato do novo Viracopos só será possível com a ampliação do número de pistas para pousos e decolagens, obra que já está inclusa no projeto original de ampliação.

"O projeto para ampliação do aeroporto contempla a construção de novas pistas no longo prazo e, desta forma, a expansão do número de operações no aeroporto se mantém limitada até que a nova pista seja construída, ou que haja uma reavaliação desta capacidade" afirmou Claudio Borges, diretor de planejamento da Gol. 

A companhia estreou sua operação internacional em Viracopos em julho passado, sendo a primeira a operar voos para os Estado Unidos a partir de Viracopos e a ter voos diretos do aeroporto para Punta Cana, na República Dominicana.

Viracopos foi leiloado a inciativa privada no dia 06 de fevereiro de 2012. Desde então o aeroporto é administrado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que é formada pelas empresas Triunfo, UTC e Egis. A concessão será de 30 anos. As obras de ampliação começaram no dia 31 de agosto.