Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 02 de Outubro de 2024

Latam registra aumento no tráfego de passageiros em maio

09/06/2015

A Latam Airlines Group, controladora da chilena Lan Arilines e da brasileira Tam Linhas Aéreas anunciou suas estatatísticas de tráfego para o mês de maio de 2015, apontando aumento de 1,4% no tráfego de passageiros e aumento de 2,1% na capacidade, quando comparado com dados do mesmo mês do ano anterior. 

Como resultado, a taxa de ocupação da Companhia para o mês diminuiu 0,5 pontos, para 82,4%. O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 54% do tráfego total de passageiros do mês.

O tráfego doméstico de passageiros nas operações de língua espanhola LATAM Airlines do Grupo (Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia) aumentou 6,2%, enquanto a capacidade aumentou 5,2%. Como consequência, a taxa de ocupação doméstica aumentou 0,8 pontos para 78,1 %%.

O tráfego doméstico de passageiros no  Brasil diminuiu 3,9%, enquanto a capacidade diminuiu 2,0%. Como consequência, a taxa de ocupação doméstica no país diminuiu 1,6 pontos, para 78,7%.

O tráfego internacional de passageiros aumentou 3,3%, enquanto a capacidade aumentou 3,8%. Consequentemente, a taxa de ocupação internacional para o mês diminuiu 0,4 pontos para 86,0%. O tráfego internacional inclui as operações internacionais de LAN e TAM em rotas regionais e de longa distância.

A nota diz ainda que "o tráfego de cargas durante o mês de maio foi negativamente impactado por uma greve de oito dias na Estância Aduaneira de Santiago, que teve suas atividades interrompidas, durante o período, no Chile. Além disso, a demanda de carga continua a ser fraco, especialmente nos mercados interno e internacional brasileiros. Como resultado, o tráfego de carga para LATAM Airlines Group diminuiu 16,6% em maio, e o fator de ocupação diminuiu 9,1 pontos, para 51,3%".