Quarta, 02 de Outubro de 2024

IATA volta a exigir à Venezuela que pague dívida de 3,3 mil milhões

09/06/2015

Tony Tyler, director-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla inglesa) voltou hoje a exigir que Caracas regularize os pagamentos para com as companhias de aviação.

Em causa está uma dívida na ordem dos 3.300 milhões de euros (3,7 mil milhões de dólares), que diz respeito a receitas com a venda de passagens, dos quais cerca de 100 milhões dizem respeito à TAP.

"O governo da Venezuela deve agir para resolver a situação insustentável das companhias aéreas", apelou Tony Tyler, lembrando que "a conectividade da Venzuela continua a ser afectada pela falta de progressos na negociação dos fundos retidos e pela deterioração do ambiente operacional".

"Apelo ao governo [de Caracas] que trabalhe com a indústria da aviação para resolver este problema de uma vez por todas", disse o director-geral da IATA.

No final de Março, Fernando Pinto, presidente da TAP, explicava ao Económico que a companhia portuguesa tem "usado parte dos valores [retidos] para pagamentos de compromissos" na Venezuela." Mesmo assim é um valor importante, está na faixa dos 95 milhões", reconhecia Fernando Pinto, sublinhando que a companhia mantém "a esperança que a situação se resolva".

A associação fala de um "complexo sistema de controlo de divisas através do qual o governo decide quando e que receitas as companhias de aviação podem repatriar". Assim, a IATA pede ao governo de Caracas que actue ao nível da fixação das taxas de conversão do Bolivar (VAB) - hoje as companhias vendem bilhetes a uma taxa de 12 VEB/dólar e efectuam pagamentos com uma taxa de 199 VAB/dólar -, na criação de um calendário de pagamentos realista e por fim na criação de um comité que inclua a indústria e que seja consultado antes da imposição de qualquer nova regra para o sector.

Na América Latina, a indústria da aviação suporta mais de 4,9 milhões de empregos e gera actividade económica no valor de 153 milhões de dólares (137,6 milhões de euros).