Quarta, 02 de Outubro de 2024

TAP transporta +30% de/para Portugal nos aeroportos secundários espanhóis

26/05/2015

A TAP alcançou no primeiro quadrimestre um aumento de passageiros em 30% nos seis aeroportos secundários espanhóis onde tem voos de/para Portugal, os quais representavam há um ano 16,3% dos passageiros nos seus voos entre Espanha e Portugal e este ano atingem 20,7%, de acordo com dados da AENA recolhidos pelo PressTUR.

O maior desses aeroportos para a companhia portuguesa é Sevilha, onde somou 16,2 mil passageiros, seguido de perto por Valência, onde teve 16,1 mil e Bilbau, com 15,3 mil.
Depois vêm Málaga, com 10,4 mil, A Coruña, com 4,9 mil, e Astúrias (Oviedo), com quatro mil.
Relativamente ao primeiro quadrimestre de 2014, apenas em Valência a TAP teve uma queda do número de passageiros, em 9,6% ou 1,7 mil, pelo aumento da Ryanair, que somou +14,7% ou mais cerca de 800, atingindo 6,2 mil.
Essa queda, porém, foi superada pelos aumentos 53,8% ou 5,7 mil em Sevilha, em 52,4% ou 2,4 mil em Málaga, em 18,5% ou 2,4 mil em Bilbau, em 44,7% ou 1,5 mil em A Coruña e pelo início dos voos de/para Astúrias, que no primeiro quadrimestre de 2014 ainda não operavam.
Assim, enquanto no primeiro quadrimestre do ano passado os voos de/para Barcelona representavam 42,4% dos passageiros da TAP em ligações com Espanha e Madrid representava 41,3%, este ano Barcelona representa 42,7%, mas Madrid baixa para 36,4%, principalmente pela subida da relevância das ligações com A Coruña (de 1,1% para 1,5% do total), Astúrias (1,2%), Bilbau (de 4,1% para 4,7%), Málaga (de 2,2% para 3,2%) e Sevilha (de 3,3% para 5%), enquanto Valência baixa (de 5,6% para 5%).