Quarta, 02 de Outubro de 2024

TAP mantém-se nº1 no tráfego Barcelona-Portugal mas com Vueling a aproximar-se

26/05/2015

A TAP foi a transportadora de 48,4% dos passageiros que voaram no primeiro quadrimestre entre Barcelona e Portugal, mas há um ano representava 52,5%, enquanto a Vueling subiu de 22,4% para 29,8%, beneficiando ainda de também a Ryanair ter baixado de 22,4% para 21,6%, de acordo com dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, recolhidos pelo PressTUR.

Esses dados mostram que nos primeiros quatro meses deste ano o número de passageiros de voos de/para Portugal em Barcelona subiu 11,4% ou 29,1 mil, para 285,1 mil, com a Vueling a ter um aumento em 34,5% ou 21,8 mil, para 85 mil, enquanto em voos da TAP o crescimento foi em 2,8% ou 3,8 mil, para 138,1 mil, e em voos da Ryanair foi de 7,5% ou 4,3 mil, para 61,6 mil.
No mês de Abril, o crescimento do tráfego de/para Portugal em Barcelona abrandou para 9,4% (mais 6,9 mil, para 81,1 mil), com crescimento das três principais companhias, mas sobretudo da Vueling.
A TAP teve um aumento em 2,4% ou cerca de 890, para 38 mil, a Vueling teve +30,2% ou mais 6,1 mil, para 26,4 mil, e a Ryanair teve +3,6% ou mais cerca de 580, para 16,6 mil.
A Vueling é a maior companhia aérea em Barcelona El Prat, com 3,7 milhões de passageiros nos primeiros quatro meses deste ano, seguida pela Ryanair, com 1,58 milhões, pela easyJet, com 712,9 mil, pela Lufthansa, com 407,6 mil, e a Air Europa, com 344,7 mil.
A companhia que mais cresceu foi, porém, a Ryanair, com um aumento em 26,6% ou 332,8 mil, enquanto o aumento da Vueling foi em 2,8% ou 102,7 mil, e as restantes três do Top5 tiveram quedas, de 4,5% ou 33,4 mil para a easyJet, de 8,5% ou 38 mil para a Lufthansa e de 6,1% ou 22,5 mil para a Air Europa.