Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 25 de dezembro de 2024

Ponte aérea faz Viracopos crescer acima da média nacional no semestre

13/08/2012

 

A facilidade de ponte aérea é o principal motivo apontado para o crescimento acima da média nacional em número de passageiros no Aeroporto de Viracopos de Campinas (SP), segundo a Infraero. No primeiro semestre deste ano, segundo registro do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), a alta foi de 22,87%, em relação ao mesmo período do ano passado, e chegou a 4,28 milhões de passageiros.
 
O crescimento é referente ao movimento de voos domésticos e mostra os aeroportos do Galeão no Rio de Janeiro (RJ) e Confins, em Belo Horizonte (MG) em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), aparece em quarto lugar, com 13,6%.
 
A facilidade de locomoção atrai para Viracopos profissionais da região que viajam a trabalho, como a gerente de contas Nathália Berto Jardim, de Piracicaba (SP). Ela passa pelo aeroporto com frequência e diz que economiza tempo viajando quando embarca ou desembarca em Campinas.
 
Problemas
Facilidade por um lado, problemas por outro. "O aeroporto conta apenas com um único restaurante de grande porte e o viajante que decide comer ali acaba enfrentando filas imensas", afirma Nathália. Os frequentes atrasos nos voos e falta de informação também prejudicam os passageiros, segundo ela.
 
Destinos
O principal destino de quem decola em Viracopos é o Rio de Janeiro (RJ), segundo a Azul Linhas Aereas, que tem a maior operação no aeroporto. De acordo com a empresa, quem mora no interior encontra maior facilidade para fazer a ponte aérea, sem a necessidade de se deslocar até os aeroportos de São Paulo (SP), para compromissos profissionais ou para turismo. Em segundo lugar, aparece Belo Horizonte (MG) como destino mais procurado, seguida por Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
 
De acordo com dados da Infraero, passaram 780 mil pessoas a mais por Viracopos entre janeiro a junho deste ano, comparado com o primeiro semestre de 2011. O número de embarques e desembarques são equilibrados - a média de junho foi de 144 pousos e 144 decolagens por dia. Durante esse período, quase 10 mil aeronaves passaram por Viracopos, entre cargueiras e de passageiros.
 
Ampliação
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que venceu a concorrência pública para administrar o aeroporto, informou que as obras de ampliação devem começar ainda no mês de agosto. A concessionária aguarda licença ambiental expedida pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) para o início das obras. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, o processo está em fase final. 
 
No início deste ano, a companhia ambiental já havia emitido uma licença prévia que confirmava que o projeto era ambientalmente viável.
 
O consórcio, formado pela operadora francesa Egis, Triunfo e UTC, aguarda autorização do plano de transferência emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para assumir a administração do aeroporto. A expectativa é que o plano seja autorizado ainda este mês, e então a concessionária tem um prazo de 90 dias para assumir.
 
A expansão do aeroporto será realizada em 5 etapas. A primeira prevê a construção de um novo terminal de passageiros, que terá capacidade para 14 milhões de passageiros por ano. O atual foi projetado para transportar 3,5 milhões de passageiros por ano, mas a estimativa da concessionária é que Viracopos transporte 9 milhões de passageiros em 2012.
 
A primeira fase de obras deve ser concluída até a Copa de 2014, segundo a Aeroportos Brasil, com investimento de R$ 1,4 bilhão. Durante os 30 anos de contrato, a concessionária investirá R$ 8,4 bilhões na ampliação do aeroporto. Deve ser construída uma cidade aeroportuária, com hotéis, centro de convenção e shopping.
 
A falta de espaço para estacionamento é a principal reclamação dos usuários de Viracopos, e a concessionária garante que a primeira fase de obras abrange a construção de um novo espaço com 4,5 mil vagas de estacionamento.