Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 01 de Outubro de 2024

Apagão atrasa voos no aeroporto de Amsterdã

27/03/2015

Falha numa subestação em Diemen, subúrbio da cidade, causa queda de energia durante uma hora e meia. Trens, bondes e metrôs também ficam parados. Cerca de 2,7 milhões de pessoas são afetadas.
Boa parte de Amsterdã e arredores foi afetada por uma queda de energia na manhã desta sexta-feira (27/03), levando à transferência de todos os pousos e a atrasos em quase todas as decolagens do Aeroporto Internacional de Schiphol, o quarto maior da Europa.

De acordo com a operadora da rede holandesa TenneT, o fornecimento de energia só foi restaurado após uma hora e meia de blecaute, por volta das 10h45 (hora local).

Ainda assim, uma porta-voz do aeroporto de Amsterdã disse que pousos programados para lá continuaram sendo desviados para alguns aeroportos regionais, enquanto várias decolagens foram atrasadas.

A TenneT informou apenas que uma "falha técnica" na subestação em Diemen, subúrbio de Amsterdã, causou a interrupção de energia, que afetou não apenas o aeroporto, mas também o sistema de transportes da cidade. Trens, bondes e metrôs não circularam na capital holandesa e região durante o blecaute. Bombeiros foram chamados para socorrer pessoas presas em elevadores.

Calcula-se que 2,7 milhões de pessoas tenham sido atingidas pelo apagão.