Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sistema anti-neblina deve operar a partir de julho de 2013 no Salgado Filho

09/08/2012

 

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgou nesta quarta-feira o nome da empresa que venceu a licitação e vai receber R$ 18,8 milhões para instalar o novo sistema de iluminação e alargar a pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre. A Telear Tecnologia Eletro Eletrônica e Construção Civil Ltda será a responsável pela instalação do ILS-2, que deve melhorar as condições de visibilidade do terminal aéreo.
 
A licitação durou 14 meses, desde o lançamento do edital. A empresa deve instalar as luzes de aproximação - que ficam fora da pista - até o final deste ano. Até a metade do ano que vem, as luzes de centro de pista, que também terá o acostamento alargado, devem começar a operar. As obras devem ser concluídas em julho de 2013.
 
O sistema ILS-2 reduzorá o teto de pouso (altitude das nuvens) para 30 metros. Atualmente, o Salgado Filho opera comteto de 60 metros. As melhorias devem reduzir o número de horas que o aeroporto fica fechado em dias de forte neblina na Capital.