Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 01 de Outubro de 2024

Conheça o Airbus A320, modelo do avião que caiu na França

24/03/2015

O avião que caiu na França nesta terça-feira (24) com 150 pessoas a bordo, um Airbus A320, é uma das aeronaves mais vendidas no mundo para companhias aéreas que fazem voos de curtas e médias distâncias.

Até fevereiro de 2015, a empresa alemã Airbus já havia recebido mais de 7.597 pedidos de aeronaves da família A320, tendo entregue 3.889 deles. Atualmente, estão em operação 3.660 unidades, diz a construtora.

Diferente de modelos da Boeing, em que o piloto tem que comandar manualmente o avião na maioria dos procedimentos, o Airbus é operado por um sistema automático chamado Fly-by-wire, tecnologia desenvolvida em 1980 e aplicada primeiramente nos modelos civis do A320. Esse sistema reduz o trabalho do piloto, monitorando os sistemas em tempo real e buscando minimizar problemas. Veja outras características da aeronave mais abaixo.

O avião que caiu na França nesta terça-feira fazia o voo 4U9525 da companhia aérea Germanwings, que seguia de Barcelona (Espanha) com destino a Düsseldorf (Alemanha).

Os destroços foram achados a 2 mil metros de altitude nos Alpes no sul da França. A aeronave levava 144 passageiros, 2 pilotos e 4 tripulantes.

 

O modelo que caiu, de prefixo D-AIPX, fez seu primeiro voo em 29 de novembro de 1990, tendo sido entregue para a companhia 

Lufthansa em fevereiro de 1991, segundo agências de notícias internacionais. Ele seria do modelo A320-211.

Causas do acidente
Ainda não há informações sobre as causas do acidente do Airbus da Germanwings na França. O piloto fez um pedido de socorro momentos antes da queda, declarando perigo por volta das 10h47 (horário local).

O Secretário de Estado dos Transportes francês, Alain Vidal, disse que o "sinal de socorro mostrou que a aeronave estava a 5 mil pés, em uma situação anormal”. Vidal também disse que o acidente ocorreu pouco depois disso.

Os primeiros dados divulgados por sites de monitoramento aéreo, como FlightRadar, indicam que o avião estava em altitude de cruzeiro, a 38 mil pés, cerca de 10 minutos antes de enviar o último sinal. Depois, foi perdendo velocidade e altitude.

A Airbus divulgou um comunicado em sua página no Facebook e em seu site, dizendo que está ciente dos relatos da queda de um avião fabricado pela companhia alemã e informando que todos os seus esforços foram direcionados para avaliar a situação.

Outras tragédias
Em 2006, uma aeronave do mesmo modelo caiu no Mar Negro quando se aproximava de Sochi, na Rússia, deixando 133 mortos.

A última tragédia registrada com um A320 tinha ocorrido até então em 28 de dezembro de 2014, quando uma aeronave da empresa AirAsia desapareceu no mar de Java com 162 pessoas 40 minutos depois de decolar.  Gelo nos motores pode ter contribuído para a tragédia.

O Brasil registrou um grande tragédia aérea com Airbus A320: em 2007, um avião da TAM não conseguiu frear no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, colidindo contra um prédio da companhia do outro lado de uma avenida. 199 pessoas morreram. Relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontou que o avião continuou acelerando porque o piloto não puxou uma das manetes. Chovia na hora da tragédia.