Terça, 01 de Outubro de 2024

Embaixadora dos EUA afirma que Isenção do visto depende do Brasil

18/03/2015

Em comemoração aos 450 anos da cidade, o Consulado Americano no Rio de Janeiro foi transformado, simbolicamente, na data de hoje (18/03), em Embaixada dos Estados Unidos da América. No evento, a embaixadora do país norte-americano, Liliane Ayalde, destacou que a isenção do visto para turistas brasileiros é uma temática que está na agenda dos governos. "O Visa Waiver (programa de isenção de vistos) depende muito do Brasil e das autoridades brasileiras. É necessário que esse pedido seja feito junto ao governo americano. E que os países trabalhem junto. Todo um sistema deve ser implementado", destacou a embaixadora dos EUA que afirmou que cerca de 1,2 milhão de vistos são emitidos por ano para turistas brasileiros e que o Brasil tem uma taxa de aprovação de 96% dos requerimentos de vistos.

Segundo Ayalde, os Estados Unidos ainda não conseguiram observar o impacto da alta do dólar no setor turístico. "A demanda pelo requerimento de vistos vindo dos brasileiros não tem sido afetada. Geralmente esse não é um período de alta demanda, devido o Carnaval e por ser logo antes das férias de julho", ressaltou. "Mesmo com o dólar alto, o número de brasileiros na Califórnia têm aumentado. Algumas companhias aéreas estão, até mesmo, pensando em incluir um voo direto partindo de São Paulo para São Francisco", completou a embaixadora.

Ayalde ainda declarou que dois eventos serão realizados no Rio para celebrar o aniversário da cidade. Um em agosto, quando a Orquestra Sinfônica Brasileira fará concerto de músicas que unem clássicos do rock brasileiros e americanos; e outro em novembro, em memória ao dia da consciência negra, quando a embaixada americana trará uma exposição à cidade. Durante o resto do dia a embaixadora realizará ações pela cidade, como visita ao Museu de Arte do Rio (MAR); tour guiado pela Praça XV e, na parte da tarde, a autoridade vai inaugurar um projeto de inclusão para pessoas com deficiências à partir do esporte no complexo olímpico de Deodoro. O plano é uma parceria entre uma ONG americana e o governo do Rio.

Nova marca - Para celebração os 450 anos do Rio, a embaixada personalizou a logomarca criada pela secretaria de Turismo. Com um chapéu americano, a nova marca reconhece o relacionamento entre o Brasil e os Estados Unidos que vêm se mantendo desde 1824.