Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 01 de Outubro de 2024

Marco Antonio Bologna deixará cargo de CEO da TAM SA

16/03/2015

A partir de 1º de abril, Marco Antonio Bologna deixará o cargo de CEO da TAM SA, holding que administra as operações da companhia aérea. Sua saída foi anunciada pelo CEO do Grupo Latam, Enrique Cueto, em comunicado interno obtido com exclusividade pela DINHEIRO. Bologna continuará no grupo, mas dedicando-se integralmente à presidência do conselho de administração da TAM e à Multiplus, companhia criada pela TAM para gerir programas de fidelidade e da qual o executivo é membro do conselho.

“Como é de conhecimento de todos, Bologna é parte da história da TAM desde 2001, e desde então participou ativamente de importantes marcos que ajudaram a TAM a atingir os patamares atuais”, afirma Cueto, no documento. O executivo presidiu a TAM Linhas Aéreas, o braço operacional do Grupo, entre 2004 e 2007.

Bologna também teve um papel de destaque na negociação que culminou na fusão entre a TAM e a LAN, que criou a Latam, uma das maiores empresas de aviação do mundo. Anunciada em agosto de 2010, a operação foi concluída em setembro de 2012, com o fechamento do capital da brasileira e sua saída da Bolsa de Valores de São Paulo. “Deixo meu sincero agradecimento e carinho pela parceria e apoio nesta jornada de criação do Grupo Latam”, afirma Cueto. “Seu comprometimento e dedicação ao projeto reforçam todos os dias aquilo que é o grande atributo da nossa cultura: a paixão!”

O cargo de CEO da TAM SA será acumulado por Claudia Sender, presidente da TAM Linhas Aéreas. “Sem dúvida, Cláudia vai assumir com a mesma dedicação e excelência que enfrentou todos os desafios ao longo de sua carreira em nossa companhia”, escreveu Cueto. Segundo o chileno, a permanência de Bologna no grupo, com sua experiência em aviação, “dará um aporte fundamental” para que a Latam alcance seu objetivo: “estar entre os três melhores grupos de companhias aéreas do mundo.”