Terça, 01 de Outubro de 2024

AEROPORTO DA FINLÂNDIA OFERECE "CÁPSULA DO SONO"

13/03/2015

Mesmo passando pelos melhores aeroportos do mundo ou voando pelas companhias aéreas mais luxuosas, uma viagem de avião pode ser muito cansativa. Um dos principais problemas é o fuso horário que deixa o sono desregulado. Pensando nisso, o Aeroporto de Helsinque, o maior da Finlândia, instalou 19 "cápsulas do sono", uma espécie de cama para que os viajantes possam descansar entre um voo e outro.

Chamada de GoSleep, a peça foi desenvolvida pela empresa finlandesa Finnish Short Rest Solutions Ltd. e se trata de uma cápsula bem pequena que se fecha bloqueando a luz e o barulho exterior. Na parte interna, há um compartimento para colocar as bagagens e um lugar para carregar celular e laptops. O custo por uma hora de sono é de € 9 (cerca de R$ 30), com cobertor e travesseiro. Dessa forma, o passageiro pode relaxar entre as conexões.

O Aeroporto de Helsinque foi o primeiro a instalar as GoSleep na Europa. Ele também recebeu o título de "terceiro melhor aeroporto para dormir no mundo" pelo site Sleepinginairports.com. Os primeiros lugares ficaram para o Aeroporto Singapore Changi e o Aeroporto Internacional Seoul Incheon. Além disso, a área de descanso possui biblioteca, Wi-Fi gratuita e uma galeria de arte.

A 21 quilômetros da capital da Finlândia, Helsinque, o aeroporto possui o maior fluxo de viajantes do país. Ele foi inaugurado em 1952 para os Jogos Olímpicos e, hoje, tem todos voos para os principais destinos da Europa. Recentemente, recebeu um investimento de € 900 milhões (R$ 2,9 bilhões) para que sua capacidade de passageiros fique ainda maior, passando para 20 mil pessoas até 2020. Além disso, 70 lojas serão inauguradas e reformadas.