Terça, 01 de Outubro de 2024

Procura por viagens internacionais cai 50%. Agências buscam alternativas

13/03/2015

Além das negociações mundiais, a alta do dólar (cotado em R$ 3,10) tem afetado a comercialização de pacotes para viagens internacionais. Segundo informações da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV), houve uma redução de cerca de 50% na procura pelos pacotes internacionais. Para reverter a situação, empresários do setor estão se reunindo em busca de alternativas para driblar a rota de câmbio e reduzir os preços em dólares.

Quem pretendia fazer aquela viagem internacional, teve que adiar os planos devido a cotação do dólar. Na última quarta-feira, a moeda norte-americana, que estava em R$ 2,85 fechou cotação com R$ 3,30. A alta refletiu na procura por pacotes de viagens internacionais, causando impactos no turismo estrangeiro e nas agências de viagens da Bahia. “Afetou bastante e já registramos uma redução de 50% na procura pelos pacotes internacionais”, afirmou José Alves Peixoto Junior, presidente da ABAV.

Ainda de acordo com o presidente, o preço das hospedagens não são as maiores preocupações para o setor. “Estamos conversando bastante com as companhias aéreas, pois são os preços das passagens que deixam os pacotes caros. As hospedagens sempre são negociáveis”, afirma.

Com malas prontas para passar seis meses nos Estados Unidos, Larissa Mendes Gouveia, 22 anos, disse que já se preocupa com a quantia que terá que desembolsar. “Vou intensificar o inglês, fazer alguns cursos na minha área e já tinha feito todo o planejamento para o período que ficaria lá. Já disse para minhas irmãs que esqueçam os presentes”, brincou.

Contudo, José Alves Peixoto disse que nas próximas semanas, o quadro pode ser revertido. “Estamos realizando ações com preços promocionais e nosso objetivo é igualar o valor dos preços das viagens, equiparando os valores em Reais e reduzindo os preços em dólares”, garantiu, ressaltando que há expectativa para que as companhias aéreas aceitem a medida. “Estamos realizando reuniões, envolvendo as agências de viagens e sensibilizando as companhias aéreas”, disse.

Viagens nacionais
Diante da situação, o turismo nacional ainda é a melhor opção para os brasileiros. Pacotes a partir de R$ 85 são oferecidos em sites de agências de viagens para diferentes locais do país. Descontos de até 60% são atrativos para quem pretender viajar. “Já conheci a Argentina e o Chile, mas garanto que o Brasil tem belezas naturais e cidades históricas que não perdem para lugar algum”, disse a fotógrafa Ana Maria de Almeida, 29, que garante já ter visitado cinco estados brasileiros. “Gosto de viajar e sempre presto atenção nas promoções”, ensina.