Terça, 01 de Outubro de 2024

Funcionários da TAM em São Carlos paralisam trabalho por reivindicações

06/03/2015

O Sindicato dos Aeroviários do Estado paralisou o turno da manhã nesta sexta-feira (6) em  São Carlos (SP). Alguns funcionários tentaram entrar na empresa por caminhos alternativos e tiveram que fazer uma caminhada de dois quilômetros. A assessoria da TAM Linhas Aéreas informou que não houve impacto na atividade da empresa e afirma que existe greve.

Carros do sindicato bloqueavam a entrada da empresa. Paralisados, cerca de 400 funcionários não trabalharam pela manhã. A assembleia do sindicato estava marcada para acontecer às 7 horas, horário de entrada de mais de mil pessoas. 14 ônibus foram impedidos de passar pela portaria e desviaram por uma estrada de terra. Alguns funcionários tiveram que andar quase dois quilômetros.

Um funcionário da empresa que prefere não se identificar disse que tantos desvios foram feitos porque a empresa tentava fazer com que eles entrassem para trabalhar. Em imagens feitas por um celular, é possível observar que a caminhada em meio ao milharam foi longa. Alguns funcionários chegaram a passar mal. “Um foi picado por inseto, e outros passaram mal”, afirmou.

Apesar da tentativa, o grupo acabou se juntando aos manifestantes. “Resolveram cortar um atalho para chegar à via de acesso dos hangares e da pista da empresa. Não concordamos, fomos atrás deles e convencemos que eles não fizessem isso. Também convencemos os trabalhadores a voltarem, para que façamos uma assembleia de esclarecimento”, afirmou o presidente do Sindicato dos Aeroviários, Reginaldo Alves de Souza.

Entre as reivindicações da categoria estão 15% de aumento salarial. “Tem que haver respeito com os trabalhadores, e não está havendo. Outro ponto são demissões injustas, funcionários com estabilidade estão sendo demitidos. Eles não estão respeitando as questões de insalubridade e periculosidade”, afirmou Souza.