Terça, 01 de Outubro de 2024

Cresce demanda e oferta de voos domésticos no país

05/03/2015

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou crescimento de 9,1% em janeiro de 2015, comparada com o mesmo mês de 2014, sendo o 16° mês consecutivo de crescimento. Já a oferta doméstica apresentou aumento de 4% no mesmo período, alta que alcança o 5º mês consecutivo. Tanto a demanda quanto a oferta de transporte aéreo doméstico obtiveram crescimento recorde para um mês, nos últimos dez anos.

O número de passageiros pagos transportados em voos domésticos, no mês de janeiro deste ano, atingiu 9,3 milhões. Este mercado vem registrando variação positiva há 16 meses consecutivos, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.

Dados da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aereas) mostram que as companhias aéreas Gol e a Tam lideraram o mercado doméstico em janeiro de 2015, com participação de 38,2% e de 36,6%, respectivamente. A Tam, mesmo em posição de liderança, apresentou queda de 3,6% de sua participação no mercado. Já a Gol demonstrou crescimento de 2,6% neste indicador.

É importante destacar a mudança do consumidor em sua escolha no tipo de transporte interestadual de longa distância. Em 2004, por exemplo, o transporte rodoviário era responsável por 69,2% dos passageiros e as aeronaves apenas 30,8%. No período de janeiro a setembro de 2014, as empresas aéreas transportaram 62,6% dos passageiros, enquanto que o transporte rodoviário caiu para 37,4%.

Transporte Internacional

Os voos internacionais também tiveram alta em janeiro de 2015, tanto em demanda quanto em oferta, chegando a 32,8% e 26,4%, respectivamente. Neste mesmo período, o número de passageiros pagos transportados subiu para 24,1%, alcançando 682,1 mil pessoas.

Os dados aqui mencionados estão disponíveis no Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, no site da Anac.

*Os percentuais são calculados em RPK (passageiros-quilômetros pagos transportados) e em ASK (assentos-quilômetros oferecidos).