Terça, 01 de Outubro de 2024

Star Alliance tem 21,3% do tráfego aéreo internacional de Guarulhos

05/03/2015

Os voos operados pelas companhias da Star Alliance – a maior aliança de empresas aéreas do mundo – correspondem a 21,3% do movimento total de voos internacionais que decolam mensalmente do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Este índice representa um fluxo aproximado de 240 mil passageiros/mês ou 7,3% de todos os viajantes embarcados no aeroporto em 2014.

“Guarulhos está entre os três aeroportos do mundo com maior diversidade de rotas de empresas filiadas à Star Alliance. Na América Latina, o aeroporto brasileiro desponta como líder em número de companhias aéreas filiadas. Temos aqui operações de 12 linhas aéreas pertencentes à aliança – Air Canada, Air China, Avianca (International), Copa Airlines, Ethiopian Airlines, Lufthansa, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP, Turkish Airlines e United Airlines, além da ANA – que não opera, mas mantem um escritório de vendas no Brasil”, informa Ian Gillespie, porta-voz da aliança no país. Segundo o executivo, são 44 voos diários vinculados à rede Star Alliance, conectando passageiros a 22 destinos em 16 países. “Apenas Bogotá (Colômbia) e Cidade do Panamá (Panamá) oferecem mais opções de frequências e destinos”, acrescenta.

O Aeroporto Internacional André Franco Montoro tem, em média, 206 voos internacionais diários, o que resulta em 990 mil passageiros que rumam todo mês para o Exterior – 36% deles com destino à América do Sul, 27% para a América do Norte e 26% para a Europa.

“Guarulhos consolidou-se como um hub internacional pelo volume de passageiros, rotas e empresas aéreas que aqui estabeleceram operações”, comenta Gillespie. Para o executivo, a grandiosidade das operações das empresas aéreas filiadas à aliança está fundamentada na conectividade dentro do Brasil e para o Cone Sul existente no aeroporto paulista. “São Paulo concentra entre 60% e 65% do fluxo internacional para o Brasil e Guarulhos é o único aeroporto na América do Sul a contar com rotas regulares para inúmeros aeroportos da Ásia”, acrescenta.

Deste julho de 2014, a Star Alliance mantém em Guarulhos um moderno e espaçoso lounge, exclusivo para passageiros frequentes e vips das 13 empresas aéreas associadas que estão baseadas no Brasil. “São mais de 18 mil viajantes internacionais por mês, a maior parte deles formada por homens de negócios”, completa Gillespie.