Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 25 de dezembro de 2024

Começa o fórum de infraestrutura aeroportuária

07/08/2012

 

A Infraero marcou presença na abertura do Aeroinvest 2012 – 3º Fórum Internacional de Investidores em Infraestrutura Aeroportuária, que teve início nesta segunda-feira hoje, dia 6, em São Paulo. O diretor de Engenharia da Infraero, Jaime Parreira, foi um dos participantes do painel de debates “Cenário e Perspectivas de Investimentos e Mudanças para o Setor Aeroportuário”, representando o presidente da empresa, Gustavo do Vale. Também participaram da mesa representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Tribunal de Contas da União (TCU).
 
No painel, Parreira falou sobre o planejamento de expansão dos aeroportos da rede para atender o aumento da demanda nos últimos anos e a movimentação prevista no período da Copa de 2014. O diretor detalhou projetos, investimentos e realizações já entregues.
 
Algumas das melhorias para a Copa concluídas entre 2011 e 2012 são os módulos operacionais dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos (SP) e Cuiabá; a ampliação e revitalização do sistema de pistas e o Terminal 4 de Guarulhos; a implantação do módulo operacional do Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS); a implantação do segundo módulo operacional do Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF); e a restauração da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba (PR).
 
O diretor de Engenharia falou também sobre a execução orçamentária da Infraero. “No ano passado, a Infraero cumpriu 75% dos investimentos programados. Neste ano, a nossa meta é atingir um mínimo de 85% dos investimentos previstos, com uma meta de R$ 1,75 bilhão”, informou.
 
No dia 7, último dia do evento, o superintendente de Negócios Comerciais da Infraero, Claiton Resende, participará de painel sobre o varejo aeroportuário e receitas não aeronáuticas em aeroportos.
 
O Aeroinvest 2012 é um fórum de discussão das oportunidades de negócios da cadeia aeroportuária de alcance nacional e internacional, realizado com o apoio da Infraero, por meio do Aeroshopping (projeto estratégico da empresa que busca o fortalecimento das atividades de varejo nos aeroportos da Rede), e também do Governo Federal. Entre os temas propostos para discussão no evento, estão as oportunidades de negócios geradas pela ampliação e construção de aeroportos e as soluções adotadas em terminais estrangeiros, que servem de modelo para o setor.