Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 01 de Outubro de 2024

Atendimentos em bancos e horários de voos voltam à normalidade na Paraíba

23/02/2015

Com o fim do horário de verão 2014/2015 ocorrido às 23h59 do último sábado (21) vários serviços voltam a normalidade em todo o país e também na Paraíba. A partir desta segunda-feira (23), o atendimento dos bancos na Paraíba volta a ocorrer de 10h às 16h, de acordo com informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

 

O Aeroporto Castro Pinto também divulgou que todos os voos estarão operando com o horário igual ao horário de Brasília, ou seja, foram atrasados em uma hora em comparação com o período em que o horário de verão estava em vigor. A Infraero recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros procurem as respectivas companhias aéreas.

O horário de verão foi praticado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica. Consequentemente, segundo o governo, há aumento da segurança do sistema elétrico e maior flexibilidade operacional para a realização de manutenções, além de redução da pressão sobre o meio ambiente e nas tarifas cobradas pelo serviço.

Economia

 

Segundo o Ministério de Minas e Energia, houve uma redução total de 4,5%  no consumo entre 18h e 21h no período de vigência da medida. No entanto, o governo ainda não concluiu o balanço do quanto em recursos financeiros foi economizado. Em 2013/2014, foram poupados R$ 405 milhões no consumo de energia.

Apesar da meta do horário de verão ser aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrado a maior demanda por energia, recentemente, o pico de consumo tem ocorrido no início da tarde, principalmente por causa do aumento do uso de aparelhos de ar condicionado.