Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 01 de Outubro de 2024

Carnaval: aeroportos devem receber 6,2% mais voos que 2014

12/02/2015

Entre os dias 12 e 23 de fevereiro, período de Carnaval e pós-Carnaval, cerca de 3,6 milhões de embarques e desembarques devem acontecer nos 60 aeroportos nacionais administrados pela Infraero. De acordo com a empresa, o número representa um crescimento de 6,2% em relação ao feriado de 2014, quando foram registrados 3.452.683. O dia de maior movimento deve ser a sexta-feira (13), em que são previstos 800 mil embarques e desembarques. 

A previsão não inclui os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Viracopos (SP), Brasília (DF) e Confins (MG), concedidos à iniciativa privada, além do Aeroporto Internacional de Natal/Augusto Severo (RN), desativado no primeiro semestre do ano passado. 

Operação Carnaval
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que aproximadamente 120 funcionários, entre inspetores de aviação civil e técnicos, começaram nesta quarta-feira a reforçar a fiscalização e o atendimento a passageiros nos principais aeroportos do País. A Operação Carnaval será realizada até o dia 20 deste mês. 

Segundo a Anac, neste período estão previstos 1,2 mil voos extras. Os aeroportos de Brasília, de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro) terão fiscalização em tempo integral. Os aeroportos Santos Dumont (RJ), Congonhas e Viracopos (SP), e os de Salvador e Recife terão aumento de inspetores nos dias e horários de maior movimento.

Direitos dos passageiros
O foco da ação é o cumprimento, pelas companhias aéreas, de uma resolução da Anac na qual constam os principais direitos dos passageiros. A entidade esclarece que é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo, e o motivo. A companhia deve oferecer ainda formas de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a uma hora, alimentação adequada para atrasos superiores a duas horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem para atrasos superiores a quatro horas.

A Anac orienta o passageiro a procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos, caso se sinta prejudicado. Se as tentativas de solução do problema não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à agência, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

O consumidor pode reclamar à Anac pela internet, pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona ininterruptamente, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos núcleos regionais de Aviação Civil, nos principais aeroportos do país.