Terça, 01 de Outubro de 2024

Aeroporto inicia o ano com movimentação 30% maior

11/02/2015

As pessoas estão viajando mais para o Rio Grande do Norte. Durante janeiro deste ano, o movimento no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, foi 30,5% maior que em 2014. O Consórcio Inframérica, que administra o terminal, registrou 306.898 passageiros, entre voos nacionais e internacionais. O volume é recorde em números absolutos e supera os dois anos anteriores: 2013, com 270.654 pessoas e 2014, com 254.278 passageiros.
Em relação ao número de voos, a Inframérica registrou 44,8% de aumento em janeiro de 2015 (2823 voos), na comparação com 2014 (1950 voos).

Para o Consórcio, a estatística reflete os esforços para transformar Natal em centro de conexões para voos domésticos e internacionais do país. A empresa iniciou a operação no novo aeroporto no dia 31 de maio de 2014. Durante esses sete meses de operação, o terminal registrou 2.483.704 passageiros e 22.512 voos, contra 2.408.206 passageiros e 25.020 voos durante todo o ano de 2013.
Na opinião do secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, o movimento cresceu principalmente porque o estado e a capital, especialmente, estão sendo melhor divulgados. “Era impossível que um destino belo como Natal, não fosse um estouro depois da Copa do Mundo, da novela Flor do Caribe e de aparições em outros programas de TV”, disse. “Não me surpreende em nada”.
A comerciante Farismar Lima é prova disso. Do Rio Branco, Acre; ela, a filha e a entenada, Paola e Rayane, conheceram Natal no período da Copa. “Viemos em junho e ficamos até o final dos jogos. Aproveitamos bastante a cidade e participamos da Fifa Fan Fest”, conta. Ontem (9), voltaram as três. As férias em terras potiguares vão durar 25 dias.
O gestor municipal acredita que os números apresentados pelo consórcio são resultado dessa série de eventos. E aposta em outros. “Em abril, teremos 60 minutos, divididos em 10 capítulos das Chiquititas, mostrando o litoral e como as crianças podem se divertir”, explicou que as gravações são resultado de uma parceria entre a Prefeitura e uma rede de parceiros da iniciativa privada.
Incentivo
O Governo pretende conceder incentivo tributário para combustível da aviação, o que deve atrair novos voos. A negociação foi iniciada em reuniões com as companhias aéreas na quinta e sexta passadas em São Paulo. Um novo encontro entre o governador Robinson Faria, o secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar, e as empresas Tam, Gol, Avianca e Azul deve ocorrer em 26 de fevereiro, em Natal.
O ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) do querosene de aviação (QAV) deve passar de 17 para 12%. Usado em voos especiais, a redução do imposto deve ser ainda maior, podendo cair de 19% para até 8%. O percentual ainda não foi fechado e depende de negociação, de acordo com Ruy Gaspar. “Provavelmente a gente vai conseguir com que a Azul faça um voo de Mossoró para Recife e Natal - Buenos Aires ou Natal - Bogotá. Esses voos seriam em regime diferenciado, com mais redução na tarifa”, anunciou.
“Em Brasília, por exemplo, só nos três primeiros meses de incentivo fiscal na redução da alíquota do ICMS do querosene de aviação (QAV), houve registro de 56 voos a mais. Um ano depois, o número chegou a 206 novos voos, com duas novas empresas aéreas internacionais em operação e mais 36 frequências para o exterior a partir de Brasília. E, mesmo com a redução, no final das contas, o governo arrecadou comparativamente mais porque houve desenvolvimento da malha”, disse o presidente do Consórcio, Alysson Paolinelli, por meio da assessoria de imprensa.
Saiba mais
Na opinião de Fernando Bezerril, o Turismo Cultural precisa ser melhor explorado. E isso deve ficar à margem da política partidária. “A Cultura amplia a permanência do turista na cidade. Tentamos levar o Museu da Rampa para a Arena das Dunas antes dos jogos, um acervo que fica encaixotado”, lembrou, avisando que a luta continua. O Museu da Rampa conta a história da passagem de americanos pelo estado durante a Segunda Guerra Mundial.
E é pela Cultura que a gaúcha Hanidria Buscrai veio ao estado. ela e uma amiga de Passo Fundo vão passar o Carnaval em Caicó. “Temos uma amiga que se formou e veio morar aqui e vai nos levar a Caicó. Ela veio a passeio e não quis mais voltar. Sempre fala muito bem de todas as praias e do povo, que é educado e receptivo”.