Empresas aéreas devem disponibilizar 1,2 mil voos extras no Carnaval
Entre esta quarta-feira (11) e o dia 20 de fevereiro, 1,2 mil voos extras serão colocados à disposição dos passageiros, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), em razão do feriado de Carnaval.
O Nordeste do Brasil lidera no total de aeronaves extras disponibilizadas pelas companhias aéreas. A Gol e a Tam, por exemplo, que detém a maior parte do mercado doméstico, reforçaram em 70% a oferta de assentos para estados dessa região. Somente a Gol disponibilizou 481 voos, com capacidade para transportar até 64 mil passageiros durante o feriado de Carnaval. Outro destaque é o Rio de Janeiro, que receberá 22% dos voos adicionais da Tam.
Em razão do incremento na demanda, a Agência reforçará a fiscalização nos oito aeroportos mais movimentados no período, com um efetivo de 120 servidores, entre inspetores de aviação civil e técnicos.
Os aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) terão reforço de fiscalização 24h por dia. Os demais aeroportos que fazem parte da operação - Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Salvador (BA) e Recife (PE) - terão aumento de inspetores nos dias e horários de maior movimento.
O principal foco dos agentes será o cumprimento dos direitos dos passageiros. A orientação é que as empresas aéreas adotem planos de contingência, a fim de manter a regularidade das operações.
A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) informou, por meio da assessoria de comunicação, que as companhias aéreas estão prontas para lidar com o aumento do fluxo no período. Segundo a empresa, “interferências meteorológicas mais severas em um ou mais aeroportos centrais são os principais fatores para eventuais ocorrências de atrasos ou cancelamentos”. A preocupação central das companhias, conforme a entidade, é a manutenção da normalidade das operações, “algo que o setor tem conseguido, a exemplo da pontualidade alcançada durante a Copa do Mundo e nas festas de final de ano”.
De acordo com a Anac, entre os dias 10 de dezembro e 7 de janeiro, a média de atrasos em mais de 30 minutos nos aeroportos ficou em 3,6%, o menor índice dos últimos quatro anos.
As empresas também reforçarão as equipes de funcionários para atender à demanda e disponibilizarão aeronaves reserva para evitar transtornos aos passageiros.