Qatar Airways compra 10% da British Airways e Iberia
A companhia aérea do Médio Oriente anunciou a compra de 9,99% do capital do International Airlines Group, tornando-se, assim, a maior acionista do grupo. Até aqui, era o Capital Group Companies que detinha a maior fatia da IAG, com uma percentagem de 8,1%.
A companhia, detida na totalidade pelo fundo soberano do Qatar, acredita que o negócio que está avaliado em 1,15 mil milhões de libras representa "uma excelente oportunidade para desenvolver ainda mais" a estratégia da empresa no Ocidente, o que poderá passar ainda por um aumento desta posição durante os próximos anos, segundo afirmou esta sexta-feira, o presidente executivo da Qatar Airways, Akbar Al Baker.
Mas, este aumento de posição poderá estar condicionado, já que os acionistas não europeus estão sujeitos a um limite máximo global de participação nas companhias aéreas definido pelas regras da União Europeia.
Willie Walsh, presidente executivo do grupo IAG mostrou-se "encantado" com a decisão da Qatar e referiu que vê a empresa como "suporte acionista de longo prazo". Walsh lembrou ainda que as duas empresas vão "analisar oportunidades de cooperação" de forma a melhorar a posição do grupo IAG na Europa.