A partir de março, embarque e desembarque da Gol serão em Guarulhos
A partir de 1º de março, os voos da Gol Linhas Aéreas de Presidente Prudente passarão a pousar e decolar no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), conhecido popularmente como Aeroporto de Cumbica. Segundo a empresa, até o dia 28 de fevereiro, os aviões continuarão subindo e descendo no Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo.
Por meio de nota, a companhia informou aoiFronteira que “a malha da Gol é dinâmica e constantemente é revisada para melhor atender seus clientes”. Atualmente, conforme o site da empresa aérea, são disponibilizados três voos do Aeroporto de Presidente Prudente (PPB) para Congonhas, com pousos e decolagens nos horários das 5h, 9h55 e 15h20. Já o retorno para Prudente ocorre às 8h15, 13h45 e 22h25.
Com a mudança, em março, as viagens serão reduzidas a dois voos diários de ida e volta, com horários diferentes dos atuais. Confira abaixo na tabela enviada pela Gol:
A duração de cada viagem varia entre 1h05 e 1h15, o que não deve sofrer grandes alterações com a mudança de aeroporto, com voos de 1h em média. Pelo site, já é possível fazer a compra das passagens com embarque e desembarque em Guarulhos.
‘Prejuízos ao consumidor’
O presidente do Conselho Deliberativo da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), Marcos Antônio Carvalho Lucas, afirmou ao iFronteira que a entidade, juntamente com a União das Entidades de Presidente Prudente (Uepp), é contra essa mudança, que lhes foi anunciada no fim de dezembro de 2014.
“Tomamos conhecimento pouco antes do Natal e desde já estamos tentando fazer com que a diretoria comercial da Gol mude de ideia. Eles alegam problemas com custos operacionais, mas voos daqui saem sempre cheios, isso não é aceitável”, ressaltou o presidente.
Ainda conforme Lucas, a Aviesp tentou propor que a alteração para Guarulhos seja inserida gradativamente, com apenas um voo, mantendo os outros dois em Congonhas. "Também entramos em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil [Anac] e o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo [Daesp] para ver o que é possível fazer para reverter essa decisão", pontuou.
O presidente disse que aguarda uma "posição final" da Gol ainda nesta semana. "Discordamos completamente dessa decisão, pois vai prejudicar o consumidor. Os horários não são bons para quem vai fazer negócios na capital. O voo daqui sai muito tarde e volta muito cedo. Quem faz negócios não vai ter tempo hábil, vai ter de dormir em São Paulo e isso vai encarecer", enfatizou.
Lucas comentou também que a Gol, por enquanto, ainda não está divulgando a mudança. "Não fizeram mídia, mas já consta no sistema de reservas. Está no processo de vendas", disse. As companhias aéreas, incluindo a Gol, já oferecem transporte gratuito aos usuários entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, que fica na cidade de São Paulo. Porém, não há paradas durante o trajeto.
Agora, a Aviesp e a Uepp querem "unir forças" para tentar manter os voos como estão. "Temos de nos unir. Precisamos mostrar para eles que não é a vontade dos usuários. Nosso posicionamento é totalmente contrário, pois os voos estão dando bom retorno. Também não vai ter redução de custos e, mesmo que tenha, será algo pequeno que não vai compensar os transtornos", finalizou Lucas.