Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 30 de Setembro de 2024

Aeroportos movimentados durante a alta temporada

15/12/2014

Fim de ano é tempo de viajar, rever a família e aproveitar as férias. Também é sinal de que os aeroportos vão estar mais movimentados que o normal. De acordo com a projeção da Secretaria de Aviação Civil (SAC), a expectativa é que 20 milhões de brasileiros circulem pelos aeroportos na época de festas, número 7% maior que o registrado no ano passado. No Aeroporto Internacional do Recife, o aumento esperado é de 4% entre os meses de dezembro e janeiro. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e as companhias aéreas se preparam para o aumento da demanda.

O Aeroporto Recife, que é operado pela Infraero, teve as obras da pista de pousos de decolagens concluídas no último dia 6, o que vai permitir que os voos voltem a ser realizados durante a madrugada. A obra vinha sendo feita em etapas desde setembro de 2013. No interior do aeroporto, os elevadores estão sendo trocados. O primeiro foi entregue em outubro e o segundo deve ser implantado até o fim de dezembro. A Infraero também pretende contratar novos funcionários para manter o fluxo normal de operações mesmo na alta temporada.

As companhias aéreas também fazem investimentos nesse sentido, transferindo as férias dos funcionários, aumentando o número de voos e até disponibilizando novas aeronaves. É o caso da panamenha Copa Airlines, que opera com quatro voos no Recife e pretende ampliar para voos diários em 2015. Durante a alta temporada de dezembro/janeiro, a empresa vai usar em alguns voos o Boeing 737-800 Next Generation, com capacidade para até 189 passageiros. “O uso da aeronave vai depender da demanda”, afirma Diógenes Toloni, gerente geral da Copa Airlines no Brasil. “Em 2015 queremos utilizar essa aeronave em todos os voos saindo do Recife.”

A Gol vai disponibilizar mais de quatro mil voos adicionais entre dezembro e janeiro. Entre eles, 455 vão sair do Recife, totalizando 80.535 assentos adicionais para voos na capital pernambucana. Esses voos terão como destino Guarulhos, Viracopos, Galeão, Confins, Brasília, Fortaleza e Salvador. Também vai haver novos voos, sem escalas, para Vitória e Porto Alegre.

A Azul Linhas Aéreas não informa a quantidade de voos da companhia que vão sair do Recife, mas garante que a cidade vai receber uma quantidade expressiva de voos extras. No total, serão cerca de 3.700 voos a mais para todas as regiões do país.  Além disso, foi autorizada a realização de horas extras das equipes de manutenção com o objetivo de garantir o menor tempo possível de aeronaves fora de serviço.

A TAM promete mais de mil voos domésticos e 150 internacionais extras. Do Aeroporto Internacional do Recife vão partir 46 voos extras com destino para Brasília e Guarulhos. A companhia dispõe de cinco aeronaves reservas e antecipou manutenções de rotina em toda a sua frota.