Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 30 de Setembro de 2024

Falha em sistema afeta espaço aéreo de Londres

12/12/2014

O espaço aéreo sobre Londres teve sua capacidade restrita nesta sexta-feira (12) devido a um problema técnico no centro de controle de tráfego aéreo Swanwick, informou o Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional (NATS, na sigla em inglês) do Reino Unido.

A emissora BBC chegou a informar que o espaço aéreo havia sido fechado até as 19h GMT (17h em Brasília), com base em um alerta publicado no site do órgão de segurança de aviação Eurocontrol.

Entretanto, o NATS negou o fechamento, mas afirmou que o tráfego aéreo foi restrito para que a situação pudesse ser controlado. Em um comunicado, o órgão disse que “todas as possíveis ações” estavam sendo feitas para resolver o problema e pediu desculpas pelos potenciais transtornos causados.

Segundo a Reuters, o aeroporto de Heatrow, o principal do país, informou que nenhum voo estava pousando ou decolando no local.

O aeroporto de Gatwick, também na região de Londres, informou que nenhum voo estava decolando do local nesta tarde, mas pousos eram realizados.

As autoridades responsáveis pelo aeroporto de Manchester informaram que o local não foi afetado pelo problema e está pronto para receber os voos que tinham como destino a cidade de Londres.