Segunda, 30 de Setembro de 2024

Funcionários da TAM em São Carlos fazem paralisação por reivindicações

12/12/2014

Eles pedem aumento salarial e ganho por insalubridade e periculosidade (Foto: Henrique Fontes/ EPTV)
Trabalhadores pedem aumento salarial e ganho por insalubridade (Foto:Henrique Fontes/EPTV)

Funcionários do setor de manutenção da TAM de São Carlos (SP) aderiram, nesta sexta-feira (12), à paralisação por reivindicações, segundo o Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo (Saesp). O objetivo é pressionar a empresa para negociar com a categoria, que quer reajuste de 9% referente a inflação mais o ajuste anual e pagamentos da taxa de periculosidade e insalubridade. A assessoria da TAM informou que reconhece o direito de manifestação dos funcionários e segue em negociação com o sindicato.

Das 6h até as 10h, cerca de 600 trabalhadores fecharam a entrada da empresa, segundo o presidente do Saesp, Reginaldo Alves de Souza. "Os funcionários também reclamam que dentro da empresa ocorre assédio moral, mulheres são discriminadas, qualquer reclamação que eles fazem ouvem que quem não está contente deve sair", contou.

Ainda segundo Souza, são 73 dias de negociações e até agora a TAM não ofereceu nenhum aumento. A polícia acompanhou o movimento, que foi pacífico.

TAM
A TAM esclarece que a unidade de São Carlos é destinada à manutenção programada de aeronaves e que a paralisação dos funcionários não afeta as operações do local e não gera impacto nos voos do Aeroporto de Viracopos em Campinas.

Manifesto reuniu cerca de 600 trabalhadores na sede, segundo o sindicato (Foto: Henrique Fontes/ EPTV)Manifesto reuniu cerca de 600 trabalhadores na sede da Tam, diz o sindicato (Foto: Henrique Fontes/ EPTV)