Ações de companhias aéreas sobem 14% em novembro
As ações de companhias aéreas tiveram alta de 14% em novembro na comparação com outubro, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). De acordo com o levantamento, a alta nos preços das ações nos últimos dois meses reflete a queda do preço do petróleo e do combustível para aeronaves.
Essa retomada se segue a quedas no terceiro trimestre do ano, quando o setor foi prejudicado pela desaceleração econômica, principalmente na zona do euro, e por preocupações com o surto de ebola.
Os resultados financeiros das empresas aéreas também têm sido positivos. O lucro operacional total de uma amostra de 47 companhias subiu 8,9% no terceiro trimestre deste ano ante o mesmo período de 2013, somando US$ 11,54 bilhões.
A melhora foi guiada pela performance das companhias dos Estados Unidos, cujo lucro operacional subiu 31,9% na mesma base de comparação. Por outro lado, os lucros caíram 9,5% na região da Ásia-Pacífico, devido à combinação de menores receitas no transporte de cargas e aumento das pressões de custos na China, com a depreciação da moeda local.
Na Europa, o lucro operacional das empresas caiu 5,2% e na América Latina o recuo foi de 13,8%.