Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 24 de Janeiro de 2025

Infraestrutura – Companhias aéreas adotam medidas para garantir eficiência no período de final de ano

05/12/2014

Oferta de voos adicionais, reforço nas equipes, antecipação de manutenção e disponibilização de aviões de reserva estão entre as medidas adotadas para evitar transtornos para aqueles que vão viajar de avião neste final de ano.

Com o aumento tradicional de passageiros do transporte aéreo nesse período, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) anunciou alterações que serão adotaas por suas associadas – Avianca, Azul, Gol e Tam – para otimizar o embarque e o desembarque nos aeroportos do país.

A operação especial entrou em vigor nesta primeira semana de dezembro e vai até o final de fevereiro de 2015. A expectativa da Abear é que a movimentação seja intensa nos dias que antecedem o Natal e o ano-novo.

Além dos procedimentos citados, as companhias vão adotar as seguintes mudanças: programação das escalas de férias e folgas para garantir maior efetivo de tripulantes, remanejamento das equipes de agentes de aeroportos para terminais de maior demanda, medidas de resiliência e suporte em tempo integral para os serviços de tecnologia da informação e monitoramento permanente das condições meteorológicas.

Recomendações

De acordo com a Abear, algumas orientações simples aos passageiros que vão utilizar o transporte aéreo no final do ano são fundamentais para agilizar o embarque.

A associação recomenda, por exemplo, para aqueles que farão voos nacionais chegarem com, no mínimo, uma hora de antecedência. Para os voos internacionais, o ideal é chegar três horas antes.

Os terminais de autoatendimento são a melhor opção para realização do check-in. Além disso, as malas devem estar em boas condições de uso, pois as danificadas não poderão ser despachadas.

Passageiros que viajarão com crianças, menores de nove anos, deverão estar com os documentos de identidade ou certidão de nascimento. Os menores desacompanhados necessitam de uma autorização da família por escrito reconhecida em cartório.