Sexta, 20 de Setembro de 2024

No primeiro semestre, TAM e Gol recuam

02/08/2012

A estratégia de TAM e Gol de conter oferta e aumentar a rentabilidade marcou o quadro de voos domésticos informado ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A duas maiores empresas aéreas brasileiras acumulam recuo de 0,38% e 2,44%, respectivamente, na demanda no primeiro semestre, em relação a igual período de 2001. E Avianca, Azul, Trip e Webjet têm crescimento combinado de 56,72% no fluxo de passageiros transportados.

Os dados foram divulgados ontem, quando a Anac informou que a demanda por voos domésticos cresceu 11,3% em junho, na comparação anual. Foi o segundo mês de expansão de dois dígitos, depois dos 13,25% de fevereiro, quando o resultado foi influenciado pelo Carnaval. Apesar do bom resultado de junho, ele fica abaixo das taxas de igual período dos últimos dois anos, de 19,54% e 16,8%, respectivamente.

A participação de mercado de TAM e Gol, juntas, encolhe na mesma proporção em que cresce a fatia das quatro empresas de médio porte. De janeiro a junho, o duopólio respondeu por 73,78% da demanda doméstica, uma redução de 6,45 pontos percentuais ante o primeiro semestre de 2011.