Segunda, 30 de Setembro de 2024

Aérea Azul vai encerrar operação no aeroporto de São José em dezembro

01/12/2014

A Azul Linhas Aéreas, única operadora de vôos comerciais em São José dos Campos(SP), comunicou nesta sexta-feira (28) que vai encerrar as operações da companhia na cidade em dezembro. A empresa aponta que o baixo movimento de passageiros torna a operação economicamente inviável.

O anuncio de encerrar as operações já havia sido feito em 24 setembro, com previsão para suspender os vôos no terminal em novembro. No entanto, a empresarecuou da decisão 10 dias depois. Atualmente, aérea mantém dois voos diários para Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Por meio de nota, a empresa informou que fará mudanças em sua malha aérea, deixando de operar em Araraquara e São José, respectivamente nos dias 19 e 20 de dezembro. As vendas de passagens estão disponíveis apenas até essas datas e os clientes com bilhetes comprados neste período serão normalmente atendidos.

A decisão da Azul ocorre também no ano em que o aeroporto da cidade foi reinaugurado. O local está cinco vezes maior e com capacidade para receber 500 mil passageiros por ano. A obra de reforma durou um ano e teve investimento de R$ 16 milhões.

Medida provisória
No anúncio anterior em que previa encerrar as atividades em São José em novembro, a companhia recuou apontando que aguardaria a apreciação da medida provisória que tramita no Congresso para estimular voos regionais.

A medida provisória citada pela empresa foi publicada em julho pelo governo para criar o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar), que tem entre seus objetivos a ampliação do acesso da população ao transporte aéreo.

A medida previa que o governo poderia conceder subsídios para pagar parte dos custos das companhias aéreas com os voos regionais regulares de passageiros. O prazo de vigência da MP terminou no dia 24 de novembro, sem que ela fosse apreciada.

Expectativa
Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que a administração acredita que a nova MP para o Programa de Aviação Regional, deve ser editada no dia 1º de janeiro de 2015, garantindo a manutenção definitiva das atividades da Azul na cidade, além de ajudar na atração de novas companhias aéreas.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) também se manifestou sobre o assunto. Em nota, o orgão afirma compreender a suspensão das atividades da Azul em São José dos Campos e que essa é uma decisão estratégica da companhia.

Mesmo assim, a Infraero aponta que como administradora do terminação, essa é uma situação que 'não agrada'.

Assim como a prefeitura, a Infraero também acredita no potencial atrativo do terminal, que precisa ser consolidado. "É importante destacar que o aeroporto não ficará vazio ou inoperante, uma vez que é um equipamento de infraestrutura pública e tem como obrigação atender todos interessados em utilizá-lo", diz nota.