Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 30 de Setembro de 2024

Viagens no Aeroporto Internacional retornam após acordo

18/11/2014

Um feriado. Bastou um perto da finalização das obras do Aeroporto Internacional de Campo Grande, que um acordo foi feito para garantir pousos e decolagens desde ontem (17). Como o Dia da Consciência Negra é comemorado em mais de mil cidades brasileiras – apenas em Corumbá em MS – a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) em parceria com os representantes das companhias aéreas associadas – Avianca, Azul, Gol e Tam, conseguiu viabilizar com a Infraero, uma solução sem impactos para retomada das operações regulares entre o final da noite e o início da manhã. As obras poderiam continuar até dia 29/11, mas o acordo adiantou e desde ontem acabaram as restrições para pousos e decolagens de empresas aéreas na pista do Aeroporto Internacional de Campo Grande.  Conforme informações da Infraero há apenas duas coisas para finalizar até sexta-feira (21), que são: o recapeamento de 300 metros da pista e também o grooving (micronivelamento no pavimento de concreto, que é feito para não parar água da chuva na pista). Mas 2.600 metros estão livres e disponíveis para as empresas que já quiserem voltar a utilizar os horários de noite e madrugada. A interdição estava em vigor desde o dia 4 de agosto e ao todo, R$ 13,1 milhões foram investidos na obra. Conforme a assessoria da Abear, como houve atrasos nos trabalhos, na semana passada surgiu o risco de as intervenções prosseguirem até o dia 29, afetando voos aprovados com grande quantidade de bilhetes vendidos, houve a reunião e o acordo firmado. A conclusão das obras acontecerão sem interdição da pista, apenas reduzindo a extensão disponível para as operações de pouso e decolagem, de 2.600 metros para 2.200 metros. Assim, o trecho de 150m da pista no qual os trabalhos seguirão sendo feitos (cabeceira 24), será isolado seguindo parâmetros de segurança.  As intervenções poderão acontecer durante o dia e deverão ser concluídas com muito mais rapidez. Com isso, foram evitados transtornos para os consumidores e para as companhias, pois haveria pouca margem de reacomodação de clientes em outros horários.