Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 30 de Setembro de 2024

Air China e Air Canada vão formar uma ampla aliança estratégica, fortalecendo a rede Canadá-China

11/11/2014

PEQUIM e MONTREAL, 10 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- A Air Canada e Air China Limited anunciaram a assinatura de uma carta de intenções estabelecendo os princípios centrais de uma joint venture para compartilhamento da receita da parceria nas rotas entre Canadá e China que estimulará o crescimento do trânsito entre os dois países. A joint venture gerará serviços e benefícios adicionais para os consumidores com rotas entre os dois países, assim como proporcionará uma maior colaboração entre as duas companhias aéreas nas áreas de vendas, marketing e operações em aeroportos. O anúncio foi feito em Pequim durante uma visita oficial à China do primeiro ministro canadense Stephen Harper, antes de uma reunião das nações-membros da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

A joint venture, que está sujeita à realização dos registros necessários, à obtenção de aprovações da concorrência e de outros regulamentos e à finalização da documentação da Air Canada e Air China, deve entrar em vigor no final de 2015.

"Trabalhando em colaboração com nossa parceira Air Canada, nós poderemos fornecer mais opções de viagem e benefícios para os clientes que viajam entre a China e Canadá ao reduzir o tempo necessário através de uma experiência agilizada de viagem", disse Song Zhiyong, presidente e diretor executivo da Air China Limited. "A joint venture entre a Air China e a Air Canada proporcionará vários benefícios e sinergias comerciais no importante mercado em crescimento de viagens e de comércio entre o Canadá e a China. Nos últimos cinco anos, este mercado cresceu em média aproximadamente 11 por cento anualmente e esta tendência deve permanecer sólida de acordo com o grupo de comércio da indústria de companhias aéreas IATA."

"Como membros da Star Alliance, a Air Canada e a Air China se beneficiarão da joint venture com o compartilhamento da receita, e nossos clientes também lucrarão com a experiência de viagem simplificada e com recompensas por fidelidade", disse Calin Rovinescu, presidente e CEO da Air Canada, em Pequim para a assinatura da carta de intenções. "Aprofundando nossa colaboração nas áreas de gestão de vendas e horários, as companhias aéreas estarão melhores capacitadas a atender os clientes lhes oferecendo mais opções de viagens. A joint venture proporcionará aos clientes de ambas as empresas opções de viagens adicionais através da expansão de voos de código compartilhado para aeroportos adicionais nas redes domésticas de ambas as companhias aéreas, sendo o crescimento da rede um princípio essencial da joint venture."

Atualmente, a Air China oferece aos seus clientes voos de código compartilhado operados pela Air Canada entre Vancouver e seis cidades canadenses (Edmonton, Calgary, Winnipeg, Toronto, Ottawa e Montreal) e a Air Canada oferece voos de código compartilhado operados pela Air China entre Pequim e seis cidades na China (Guangzhou, Chongqing, Chengdu, Shenyang, Wuhan e Xi'an).

A Air Canada opera um total de até 28 voos por semana entre o Canadá e a China, partindo de Toronto e Vancouver para Pequim e Xangai. A Air China opera até 11 voos por semana entre Pequim e Vancouver.

Sobre a Air China

A Air China Limited (Air China) é uma companhia aérea estatal chinesa, líder no fornecimento de produtos, transporte aéreo de carga e outros serviços relacionados ao setor na China. Sua sede operacional está situada em Pequim, um importante centro nacional e internacional do país. Fornece também serviços relacionados, incluindo manutenção de aeronaves e serviços de apoio em terra em Pequim, Chengdu e outras localidades. Desde 30 de junho de 2014, e empresa opera uma frota de 316 aeronaves com uma idade média de 6,28 anos (excluindo as aeronaves sob o regime de locação com tripulação). Oferece até 323 rotas, incluindo 79 internacionais, 15 regionais e 229 rotas domésticas. A rede da empresa cobre 32 países e regiões globalmente e 162 cidades, incluindo 53 internacionais, três regionais e 106 cidades no país. A Air China foi listada na Bolsa de Valores de Hong Kong e na Bolsa de Valores de Londres em 15 de dezembro de 2004 sob os códigos 00753 e AIRC, respectivamente. Em 18 de agosto de 2006, a Air China foi listada na Bolsa de Valores de Xangai sob o código 601111. Para informações adicionais, acesse o website da Air China: www.airchina.com.cn.

Sobre a Air Canada

A Air Canada é a maior empresa aérea doméstica e internacional do Canadá, atendendo mais de 180 destinos em cinco continentes. A companhia de bandeira do Canadá está entre as 20 maiores empresas aéreas do mundo atendendo acima de 35 milhões de passageiros em 2013. A Air Canada oferece serviços diretos para 60 cidades canadenses, 49 destinos nos Estados Unidos e 73 cidades na Europa, Oriente Médio, Ásia, Austrália, Caribe, México e América do Sul. A Air Canada é um membro fundador da Star Alliance, a mais ampla rede de transporte aéreo do mundo servindo 1.316 aeroportos em 192 países. É a única empresa aérea da rede internacional na América Norte a receber a classificação Quatro Estrelas de acordo com a Skytrax, uma companhia independente de pesquisas do Reino Unido. A Air Canada foi indicada pelo quinto ano consecutivo como a Melhor Companhia Aérea da América do Norte em 2014 de acordo com uma pesquisa conduzida entre mais de 18 milhões de viajantes globalmente. Para mais informações, acesse www.aircanada.com.

Advertência relativa às declarações prospectivas

As informações públicas da Air Canada podem incluir declarações prospectivas de acordo com o descrito nas leis dos valores mobiliários aplicáveis. As declarações prospectivas, por natureza, são baseadas em hipóteses e estão sujeitas a importantes riscos e incertezas. Confiança indevida não deve ser depositada nestas declarações devido, entre outros aspectos, à alteração de eventos externos e incertezas gerais do negócio. Os resultados reais podem variar substancialmente dos indicados nestas declarações devido a inúmeros fatores, incluindo, entre outros, as condições econômicas, do setor, do mercado e de crédito, a habilidade de redução dos custos operacionais e financiamento seguro, questões de pensão, preços de energia, relações de funcionários e trabalhistas, taxas de juros e câmbio de moedas, concorrência, guerra, atos de terrorismo, doenças epidêmicas, fatores ambientais (incluindo sistemas climáticos e outros fenômenos naturais, e fatores gerados pelo homem), questões de seguros e custos, alterações de demanda devido à sazonalidade do negócio, mudanças nas leis, evoluções ou procedimentos regulatórios, litígios e ações futuras ou pendentes de terceiros, assim como os fatores identificados no arquivo de divulgação pública da Air Canada disponível emwww.sedar.com. As declarações prospectivas contidas neste comunicado de imprensa refletem as expectativas da Air Canada na data do comunicado e estão sujeitas a alterações após esta data. A Air Canada não assume qualquer intenção ou obrigação de atualização ou revisão de tais declarações prospectivas seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outra forma, exceto quando requerido pelos regulamentos dos valores mobiliários aplicáveis.