Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 30 de Setembro de 2024

Companhias anunciam novos voos no aeroporto de Congonhas (SP)

04/11/2014

Após redistribuição dos slots - horários de pousos e decolagens - feita pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no aeroporto de Congonhas (SP), as companhias aéreas Avianca e Azul anunciaram novos voos com origem ou destino no terminal. 

Os destinos ofertados pela Avianca são Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Salvador (BA). Já a Azul aumentará as opções de viagens entre São Paulo e Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

A Azul começou a vender as passagens na última sexta-feira (31), e a Avianca pretende disponibilizar os bilhetes até o fim deste mês.

Com o remanejamento realizado pela Anac, a Azul ficou com mais 26 slots, ou seja, 13 pousos e 13 decolagens por dia. Já a Avianca poderá operar 17 novos voos, dos quais dois reforçarão a ponte aérea Rio-São Paulo, que passará a contar com 12 frequências diárias.

A Avianca anunciou também que, a partir do dia 15 de dezembro, oferecerá mais dois voos diários saindo de Guarulhos (SP) rumo a João Pessoa (PB) e Natal (RN). Ambos estarão disponíveis até o dia 21 de fevereiro de 2015.

Novas regras
A nova distribuição para o Aeroporto de Congonhas foi realizada de acordo com as diretrizes da Resolução n°3/2014, do Conac (Conselho de Aviação Civil), e com as regras da Resolução nº 336/2014, da Anac. Os novos intervalos são provenientes do rearranjo da capacidade de pista para a aviação comercial. As empresas contempladas poderão pedir alterações dos seus horários de pousos e decolagens a qualquer tempo, desde que dentro da capacidade operacional do aeroporto.

O objetivo das novas regras é incentivar maior concorrência e, em consequência, menores preços ao consumidor, sem representar um aumento da capacidade do aeroporto, que permanece operando dentro das regras de segurança da aviação civil.

Os critérios para distribuição levaram em conta a eficiência operacional nacional das companhias interessadas (por meio da checagem da pontualidade e regularidade nacional do mesmo período do ano passado), além da participação de mercado nacional e da participação de mercado regional de cada uma delas.

Em março de 2015, a eficiência operacional das empresas que atuam no aeroporto será analisada. As que forem avaliadas negativamente poderão perder vagas a partir de maio de 2015.