Segunda, 30 de Setembro de 2024

Telão panorâmico vai substituir as janelinhas no avião do futuro

31/10/2014

Reino Unido - Em vez das tradicionais janelinhas, um telão panorâmico que mostra o céu, as nuvens — enfim, todo o ambiente externo. Você teria coragem de voar no avião do futuro? A tecnologia está sendo desenvolvida pelo Centro de Inovação de Processos britânico (CPI) e deverá ser realidade em dez anos.

A parte interna da fuselagem (parede) do avião será uma tela de alta definição que mostra cenas selecionadas do exterior da aeronave. Além do céu, o passageiro pode optar — com um simples toque no visor à sua frente — por diferentes paisagens e perspectivas do voo, como as cidades, mares ou florestas lá embaixo. Os telões trariam ainda vídeos, acesso à internet e informações como clima, altitude, velocidade e tempo de voo.
Já surgiram nas redes sociais piadas com a nova tecnologia. Alguns internautas postaram montagens de fotos com as supertelas mostrando cenas de turbulência, com chuva e raios.

A proposta do CPI é que o passageiro aproveite a viagem e não apenas destino. Mas a instituição garante que a novidade é muito mais do que uma ação de marketing, segundo informações divulgadas no site. A novidade reduz o peso da aeronave, o que significa custo menor. Isso porque um avião mais leve utiliza menos combustível. Há, ainda, a redução nas emissões de gás carbônico no ambiente. Ainda segundo o centro tecnológico, uma diminuição de 1% no peso leva a uma redução de emissões de 0,75%. Por ano, 705 milhões de toneladas de gases poluentes são emitidas por viagens aéreas pelo mundo, transportando 3,1 bilhões de pessoas. A implantação depende do aperfeiçoamento da tecnologia Organic Light Emitting Diode, o ‘papel de parede digital’.