Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 30 de Setembro de 2024

Pesquisa mundial revela os novos hábitos e desejos dos viajantes de avião

02/10/2014

A tecnologia mudou os hábitos dos passageiros de avião. Uma recente pesquisa mundial revelou que 97% dos passageiros levam smartphone, tablet ou laptop quando voam e 20% viajam com todos os três gadgets. Os dados são da SITA.

Outro ponto que se mostrou bastante positivo nos olhos dos passageiros é a tecnologia wearable. Smartwatches e óculos inteligentes. Segundo a pesquisa cerca de 77% dos 6.277 passageiros entrevistados se mostram confortáveis com o uso do wearable durante a experiência de viagem.

Os passageiros também desejam utilizar serviços tecnológicos em todos os momentos da viagem, e muitos já o fazem. No total, 76% estão usando aplicativos de avião, e 43% dizem que isso melhorou suas viagens. Mais da metade (53%) quer receber alertas personalizados sobre eventuais atrasos diretamente nos celulares, e 57% gostariam de acessar mapas dos aeroportos e direções. Metade deseja poder utilizar seu smarthphone no embarque.

De acordo Francesco Violante, CEO da SITA, a viagem fica melhor com a tecnologia. "Os passageiros antenados aos avanços tecnológicos esperam obter aplicativos e serviços mais personalizados, através do telefone ou tablet. À medida que as novas plataformas se tornam usuais, uma grande oportunidade para que as companhias aéreas e aeroportos sejam mais presentes e eficientes em cada etapa da viagem”.

Com quase todos os passageiros utilizando dispositivo móvel ou computador, a demanda por serviços de bordo também está mudando. Um número crescente de passageiros (56%) quer conectividade, para que possam utilizar smartphone, tablet ou laptop durante o voo. 54% querem fazer e receber chamadas telefônicas, além de enviar e receber e-mails e mensagens de texto em voo. E 45% usariam seu dispositivo conectado para comprar alimentos e bebidas, ou procurar uma loja duty-free virtual.

Anteriormente, os passageiros não estavam dispostos a compartilhar informações pessoais ou localização com prestadores de serviços. Hoje, no entanto, 72% estão dispostos a fazê-lo, com o objetivo de receber serviços mais personalizados. Ainda há um certo receio em compartilhar informações para receber ofertas comerciais, no qual menos de um terço dos passageiros se mostram interessados ​nisso. Mas quando se trata de melhorar a viagem, por exemplo, para reduzir as filas no aeroporto, cerca de 40% disseram que estavam dispostos a compartilhar suas informações de localização.

A 9ª edição da pesquisa Anual SITA-ATW Passenger foi realizada em 15 países de todo o mundo, com cerca de 6.300 participantes. Esses países representam 76% do tráfego global de passageiros.