Pesquisa mundial revela os novos hábitos e desejos dos viajantes de avião
A tecnologia mudou os hábitos dos passageiros de avião. Uma recente pesquisa mundial revelou que 97% dos passageiros levam smartphone, tablet ou laptop quando voam e 20% viajam com todos os três gadgets. Os dados são da SITA.
Outro ponto que se mostrou bastante positivo nos olhos dos passageiros é a tecnologia wearable. Smartwatches e óculos inteligentes. Segundo a pesquisa cerca de 77% dos 6.277 passageiros entrevistados se mostram confortáveis com o uso do wearable durante a experiência de viagem.
Os passageiros também desejam utilizar serviços tecnológicos em todos os momentos da viagem, e muitos já o fazem. No total, 76% estão usando aplicativos de avião, e 43% dizem que isso melhorou suas viagens. Mais da metade (53%) quer receber alertas personalizados sobre eventuais atrasos diretamente nos celulares, e 57% gostariam de acessar mapas dos aeroportos e direções. Metade deseja poder utilizar seu smarthphone no embarque.
De acordo Francesco Violante, CEO da SITA, a viagem fica melhor com a tecnologia. "Os passageiros antenados aos avanços tecnológicos esperam obter aplicativos e serviços mais personalizados, através do telefone ou tablet. À medida que as novas plataformas se tornam usuais, uma grande oportunidade para que as companhias aéreas e aeroportos sejam mais presentes e eficientes em cada etapa da viagem”.
Com quase todos os passageiros utilizando dispositivo móvel ou computador, a demanda por serviços de bordo também está mudando. Um número crescente de passageiros (56%) quer conectividade, para que possam utilizar smartphone, tablet ou laptop durante o voo. 54% querem fazer e receber chamadas telefônicas, além de enviar e receber e-mails e mensagens de texto em voo. E 45% usariam seu dispositivo conectado para comprar alimentos e bebidas, ou procurar uma loja duty-free virtual.
Anteriormente, os passageiros não estavam dispostos a compartilhar informações pessoais ou localização com prestadores de serviços. Hoje, no entanto, 72% estão dispostos a fazê-lo, com o objetivo de receber serviços mais personalizados. Ainda há um certo receio em compartilhar informações para receber ofertas comerciais, no qual menos de um terço dos passageiros se mostram interessados nisso. Mas quando se trata de melhorar a viagem, por exemplo, para reduzir as filas no aeroporto, cerca de 40% disseram que estavam dispostos a compartilhar suas informações de localização.
A 9ª edição da pesquisa Anual SITA-ATW Passenger foi realizada em 15 países de todo o mundo, com cerca de 6.300 participantes. Esses países representam 76% do tráfego global de passageiros.