Gol: demanda total por vôos cresce 8,6% em julho e oferta recua 2,8%
A Gol Linhas Aéreas registrou crescimento de 8,6% na demanda total por vôos nacionais e internacionais em julho na comparação com igual período do ano passado, enquanto a oferta de assentos para passageiros recuou 2,8% na mesma base de comparação.
No acumulado de janeiro a julho, a demanda total pelos vôos da companhia teve aumento de 10,2%, enquanto a oferta recuou 1,7% em relação a igual período de 2013.
A taxa de ocupação no mês passado ficou em 79,1%, alta de 8,2 pontos percentuais (pp) em relação aos 71,2% registrados um ano antes. Entre janeiro e julho, a ocupação nas aeronaves da Gol também subiu 8,2 pp, para 76,2%, ante 68% em igual intervalo de 2013.
No mercado doméstico, a demanda por vôos aumentou 8,1% na comparação anual e no acumulado de 2014 até julho subiu 8,9%. A oferta, por sua vez, teve retração de 3,6% no mês passado ante julho de 2013, e, no acumulado deste ano, caiu 2,4%. A ocupação no segmento aumentou 8,6 pp em julho para 79,9%, enquanto no acumulado de 2014 a taxa de aproveitamento das aeronaves subiu 8 pp, para 76,9%.
Em documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Gol destacou que a taxa de ocupação dos vôos domésticos observada em julho foi a maior já registrada para esse período.
No mercado internacional, a demanda dos passageiros pelos vôos da Gol expandiu 12,4% e a oferta aumentou 3,6% em julho deste ano ante igual intervalo de 2013. No período de janeiro a julho, a demanda aumentou 21,7% e a oferta avançou 4,2%. A ocupação nos aviões em julho subiu 5,8 pp na comparação anual, para 74,1% e, no acumulado do ano, teve alta de 10 pp, totalizando 71%.
Nevoeiro fecha Aeroporto Santos-Dumont para pousos
Devido ao nevoeiro que cobria a Baía de Guanabara hoje cedo, o Aeroporto Santos-Dumont, no Centro do Rio, esteve fechado até as 6h56 para operações de pouso. Para decolagem, os vôos saíram normalmente desde as 6h da manhã, com o auxílio de instrumentos.
No período do fechamento para pouso, dois vôos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador - um deles procedente de Aracaju (SE) e outro de Guarulhos, em São Paulo. Do total de 25 vôos previstos para hoje no Santos-Dumont, dois foram cancelados.
Por causa do nevoeiro, as barcas que fazem a travessia Praça 15-Cocotá, na Ilha do Governador, trafegaram com o auxílio de radar e a velocidade reduzida. No momento, as operações na Baía de Guanabara estão normalizadas, porque a visibilidade voltou ao normal.