Domingo, 29 de Setembro de 2024

Mulher detida a bordo de avião com destino a Lisboa

05/08/2014

Uma mulher foi detida a bordo de um avião que fazia a ligação entre Filadélfia, nos Estados Unidos, e Lisboa, depois de alguns passageiros se terem queixado da sua linguagem e comportamento. Um dos passageiros filmou a detenção e o vídeo tornou-se viral na Internet.

No vídeo filmado por Mike Irving e publicado na segunda-feira na sua página no YouTube, quando já estava em Lisboa, não são visíveis os momentos anteriores à detenção a bordo do voo 738 da US Airways. Mas, segundo conta o passageiro norte-americano, o voo já tinha 45 minutos de atraso em relação à hora de partida, quando a mulher começou a gritar que o avião não ia para o Brasil mas para Portugal, após ouvir as assistentes de bordo a falar em português.

Os gritos foram acompanhados por palavrões e terá sido nessa altura que alguns dos passageiros se terão queixado do comportamento da mulher, argumentando que iam crianças a bordo. Não se sabe o que motivou a mulher, cuja identidade não é conhecida, a manifestar-se daquela forma.

“Pouco depois há um agente de polícia ao meu lado no meu banco [onde estou a filmar] e a mulher começa a levantar a voz cada vez mais, enquanto uma assistente de bordo diz para ela se acalmar”, escreve Mike Irving no YouTube. Em seguida é iniciada uma troca acesa de palavras entre a passageira e a polícia, que acaba por algemá-la e forçar a sua saída do avião. Ainda a gritar, a mulher acusa as autoridades de “perseguição” e “racismo”.

Das janelas do avião, os passageiros viram a mulher a ser levada num carro da polícia. “Ficámos atrasados por mais uma hora, coloquei-o [vídeo ] no [fórum] Reddit sem esperar nada vindo dele, e agora tornou-se viral”, comenta o norte-americano.