Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 22 de Janeiro de 2025

Gol diz que receita por passageiro cresce 27% no 2o tri, ações sobem

28/07/2014

A Gol teve alta de 27 por cento na receita por passageiro no segundo trimestre sobre o mesmo período do ano passado, o que fazia as ações da segunda maior companhia aérea do Brasil subirem nos primeiros negócios na BM&FBovespa.

O crescimento na receita por passageiro (conhecida como "Prask") foi apoiado em uma expansão de 15 por cento no yield, indicador que mede o preço de passagens no período, informou a empresa.

Às 10h32, as ações da Gol subiam 3,96 por cento, a 14,69 reais, maior alta do Ibovespa, que tinha oscilação positiva de 0,19 por cento.

O resultado foi obtido com uma combinação já conhecida de redução de oferta e alta na demanda.

Segundo a companhia, a demanda por voos do grupo cresceu 5,9 por cento no segundo trimestre sobre o mesmo período do ano passado, enquanto a oferta caiu 4,6 por cento na mesma base de comparação. Com isso, a taxa de ocupação de suas aeronaves fechou o trimestre em 75,2 por cento, ganho de 7,4 pontos percentuais sobre o mesmo período de 2013.

Em voos domésticos, a demanda de passageiros por serviços da Gol subiu 3,5 por cento no segundo trimestre e a oferta caiu 6 por cento.

A companhia afirmou que redução da oferta no mercado doméstico no acumulado do ano até junho, de 2,2 por cento, ficou dentro da projeção de redução entre 3 e 1 por cento para 2014.

No segmento internacional, houve salto de 30,2 por cento na demanda e crescimento de 7,4 por cento na oferta no segundo trimestre. "A companhia mantém o foco em aumentar sua presença no mercado internacional, com novas rotas lançadas no trimestre entre São Paulo e Santiago (Chile), e Campinas (SP) e Miami (EUA).

Considerando apenas junho, a Gol afirmou que a procura por voos do grupo subiu 1,1 por cento na comparação anual, enquanto a oferta teve queda de 4,8 por cento.