Domingo, 29 de Setembro de 2024

65 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS

25/07/2014

A ORIGEM

No dia 28.04.1949, na Rua Xavier de Toledo, 84, 3º andar, no centro de São Paulo, um grupo de aeroviários reunidos em Assembléia, aprovou, por unanimidade a instalação da Associação Profissional dos Aeroviários. Na mesma reunião, foi apresentado, debatido e aprovado o Estatuto Social da entidade. Posteriormente, foi procedida a eleição da Diretoria, Conselho Fiscal e respectivos suplentes, com mandato de dois anos, a contar do dia 29.04.1949, ficando assim a composição:

DIRETORIA

. Presidente: Osvaldo de Carvalho

. Secretário: Leopoldo de Freitas Noronha Filho

. Tesoureiro: Douglas Benjamin Fox

CONSELHO FISCAL

. Orlando Moura de Brito Pereira

. Antonio Francisco Ordine

. José Carlos Lobato

SUPLENTES DA DIRETORIA

. Lamartine Paiva Marcondes

. Ferdinando Varella

. José Francisco de Jesus Pimenta Leitão

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL

. Ana Maria de Carvalho

. Helio de Carlo

. Wilson Pinheiro de Castro

No dia 06.06.1949, foi realizada Assembléia Geral Extraordinária para tratar do reconhecimento da Associação Profissional com sindicato de classe.

Teve por ordem do dia:

1. Pleitear o reconhecimento da Associação como Sindicato de Classe, com a denominação de Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo, em conformidade com o artigo 577 da Consolidação das Leis do Trabalho;

2. Leitura, discussão e aprovação dos estatutos pelos quais se regerá o Sindicato.

O presidente da associação, Osvaldo de Carvalho, informou que a entidade já contava com 157 associados.

Por unanimidade, houve a aprovação da proposta e do Estatuto Social do Sindicato e os termos do pedido que a Associação deveria fazer às autoridades competentes para o reconhecimento como sindicato.

O reconhecimento como Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo, ocorreu por meio de despacho do ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Honório Fernandes Monteiro, no dia 30.07.1949. Naquela época, a sede do Sindicato ficava na rua Xavier de Toledo, 84, 5º andar, no centro da cidade de São Paulo.

A diretoria ficou assim composta:

. Oswaldo de Carvalho (Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul): Presidente;

. Douglas Benjamin Cox (British South American Airways) : Secretário;

. Annio Francisco Ordine : (Linhas Aéreas Paulista S.A.) : Tesoureiro.

Em 05.09.1949, houve assembléia geral ordinária, contando com a presença de 32 sócios. De acordo com o edital de convocação publicado no “Jornal de Notícias” em 31.08.1949, foi procedida a leitura, discussão e aprovação da ata anterior e aprovação da proposta orçamentária para o exercício de 1950.

Em 06.03.1950, foi realizada Assembléia Geral Ordinária, com a presença de 24 Associados, para aprovação do balanço, contas e relatório das ocorrências sociais referentes ao ano de 1949. A reunião ocorreu na Rua Xavier de Toledo, 84, 5º andar.

Em 13.06.1950, foi realizada Assembléia Geral para aprovação da proposta orçamentária para 1951. A sessão foi presidida pelo membro mais idoso do Conselho Fiscal, Sr. Eustáchio Ferreira da Palma. A nova sede do sindicato estava localizada na rua 7 de abril, 230, 8º andar.

A festa do primeiro aniversário do sindicato foi realizada no Esporte Clube Pinheiros. As empresas Brahma e Coca-Cola ofereceram refrigerantes para o evento que seria realizado no dia 25.08.1950. Constava do programa, além de um

baile, números de palco, a cargo de Luís Gonzaga, e sorteios de passagens aéreas oferecidas pelas empresas.