Domingo, 29 de Setembro de 2024

Justiça condena Infraero, empresas aéreas, União e Anac por caos de 2006

17/07/2014

A Justiça Federal de São Paulo condenou a União, a Agência de Aviação, a Infraero e seis companhias aéreas a pagar R$ 10 milhões por danos causados aos passageiros no apagão aéreo de sete anos atrás. O dinheiro vai para um fundo de reparação de danos. E deve ser usado em benefício da sociedade.

A condenação é pelos danos e transtornos causados aos clientes com os atrasos e cancelamentos de voos, que aconteceram em outubro e novembro de 2006.

As pessoas chegaram a esperar mais de 15 horas, às vezes sem água, nem comida. Dormindo em cadeiras ou no chão.

A ação civil pública foi movida, entre outros, pelo Procon de São Paulo. E o juiz João Batista Gonçalves, da 6ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, concordou que faltou tudo: organização, administração, gerenciamento e fiscalização. As empresas podem recorrer.

A reportagem do Bom Dia Brasil não conseguiu falar com a Advocacia-Geral da União e com as companhias aéreas Gol, TAM, BRA, Total e Ocean Air. A Infraero disse que vai recorrer. E a Anac afirmou que só vai se manifestar depois de ter a confirmação de que a Promotoria recebeu os documentos da condenação.