Domingo, 29 de Setembro de 2024

Air India vai integrar a Star Alliance a 11 de julho

27/06/2014
A TAP anunciou que na reunião do Conselho Executivo da Star Alliance, realizada a 23 de junho, em Londres, os CEO da rede de companhias da aliança aprovaram, por unanimidade, a adesão da Air India à aliança. Abre-se, assim, o caminho para que a transportadora aérea nacional da Índia se torne na primeira companhia do país a entrar numa aliança global de companhias aéreas.
A Air India acrescentará, à Star Alliance, 400 voos diários e 35 novos destinos na Índia à rede da aliança. O aumento mais expressivo resulta do seu próprio mercado interno, atualmente servido por 13 companhias da Star Alliance, que voam para 10 destinos no país e detêm 13 por cento de quota de mercado. Com a integração da Air India essa equação muda substancialmente, não só acrescentando o número de aeroportos operados, mas aumentando a quota de mercado da aliança para 30 por cento.

Jeffrey Goth, o COO (chief operations officer) da Star Alliance, referiu relativamente a esta decisão que "estamos entusiasmados ante a expetativa de dar as boas-vindas aos passageiros da Air India na nossa rede global e de oferecer-lhes os benefícios da nossa aliança. Simultaneamente, estamos satisfeitos por passar a proporcionar aos nossos atuais clientes melhor acesso a uma região na qual se insere o quinto maior mercado doméstico da aviação do mundo".
Já Rohit Nandan, Presidente e Director-Geral da companhia indiana, afirmou, por seu turno, que "estamos hoje orgulhosos pela nossa entrada na família da Star Alliance dentro de dias. É efetivamente uma honra e um privilégio sermos a primeira companhia aérea da Índia a integrar a aliança. Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de alargar aos nossos passageiros o conjunto de benefícios e privilégios da Star Alliance do dia 11 de julho em diante."
No total, a rede da aliança aumenta para 27 companhias aéreas membro, oferecendo mais de 18.500 voos para 1.316 destinos em 194 países do mundo.