Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 21 de Janeiro de 2025

Greve de controladores aéreos ganha gás. Agora é na Bélgica

26/06/2014

"Enquanto a greve de um sindicato de controladores aéreos de França continua, os Controladores Aéreos da Bélgica preparam-se para parar desta noite em diante", anunciou a AEA.

No entanto, esta nova greve não deverá ter o mesmo impacto que a francesa está a ter em Portugal. Ao todo, hoje terão sido cancelados 30 voos da Ryanair e TAP. Os da companhia low-cost estão a afectar especialmente o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, onde os passageiros se estão a juntar.

Em Lisboa, a paragem está a afectar especialmente a TAP. Mas no total, a companhia aérea portuguesa conta 12 voos de ida e 12 de volta cancelados por causa da greve "e muitos atrasos" que prejudicam "quase todos os passageiros" com voos previstos para estes dias.

No entanto, a TAP não espera o mesmo impacto com esta nova paralisação - mesmo sem conhecer ainda as indicações da nova greve. "Temos estado a acompanhar a greve de controladores de França e agora a indicação da AEA de uma nova greve na Bélgica, mas a este respeito não prevemos grande impacto na TAP", explicou fonte oficial da companhia ao Dinheiro Vivo, acrescentando que o maior transtorno causado pelas greves dos controladores tem que ver com a interdição dos respetivos espaços aéreos, que deixam momentaneamente de estar vigiados.

Para tentar limitar os efeitos deste protesto, a companhia de bandeira está a encaminhar os seus passageiros para hotéis e a avisá-los atempadamente de todos os cancelamentos e atrasos.