Domingo, 29 de Setembro de 2024

Um dia após jogo da Copa, pista do Aeroporto de Porto Alegre fecha

16/06/2014

A pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a fechar para pousos e decolagens na madrugada desta segunda-feira (16), segundo a Infraero. As operações foram interrompidas às 4h28 e, às 5h30, abriu apenas para saídas. Às 8h47, as decolagens foram novamente suspensas. Das 27 partidas programadas, três estão atrasadas. De 16 chegadas previstas, uma foi cancelada e outra está atrasada.

O transtorno acontece um dia após a disputa da primeira partida pela Copa do Mundo em Porto Alegre, entre França e Honduras, neste domingo (15) no Estádio Beira-Rio. Na semana passada, o terminal teve o mesmo problema por três dias.

Na última sexta-feira (13), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizou uma simulação para testar o nível de segurança do novo sistema de pouso por instrumentos do aeroporto, o Instrument Landing System de categoria 2 (ILS 2) após a aprovação, na quarta (11), da "isenção temporária de requisitos" para agilizar o início da operação do sistema no terminal. Um relatório foi elaborado após a atividade, porém só seria divulgado "nos próximos dias".

Para que o início das operações do ILS 2 seja autorizado, diz a Anac, a Infraero deverá atualizar o Sistema de Orientação e Controle da Movimentação no Solo (SOCMS), que estabelece os procedimentos a serem utilizados nesse tipo de operação, e depois comunicar as companhias aéreas sobre esses procedimentos.

O novo sistema de pouso por instrumentos vai ampliar as condições de pousos e decolagens sob mau tempo e minimizar em até 30% o impacto causado pela neblina, responsável fechamentos no Salgado Filho.  Por diversas vezes, SAC, Anac e Infraero haviam informado que o equipamento estaria em funcionamento antes da Copa do Mundo.

Atualmente, o Salgado Filho opera com o ILS 1, que não permite pousos com teto (distância entre a camada de nuvens e o solo) inferior a 60,9 metros e visibilidade horizontal de 800 metros. O ILS 2 reduziria esses números pela metade: 30,4 e 400 metros, respectivamente. Ainda assim, o problema causado pela neblina no Salgado Filho não seria completamente sanado.