Rebeldes atacam aeroporto da cidade ucraniana de Lugansk
Os rebeldes pró-Rússia atacaram nesta terça-feira o aeroporto de Lugansk, leste da Ucrânia, que era controlado até agora pelas forças leais a Kiev.
"Atacaram com morteiros e armas automáticas. Os rebeldes concentraram as forças ao redor do aeroporto. Esperamos reforços", declarou por telefone um paraquedista da unidade de defesa do aeroporto da cidade, que virou um reduto dos separatistas pró-Rússia.
Os insurgentes proclamaram em maio a independência da "República de Donetsk" e da "República de Lugansk" e romperam lanços com Kiev.
As forças da "República de Lugansk", que assumiram o controle na semana passada de vários postos de fronteira com a Rússia, controlam agora a maior parte desta região, que ao lado de Donestk é um dos pulmões industriais da Ucrânia.
O aeroporto internacional de Lugansk está fechado há mais de um mês em consequência da insegurança na região.
O controle dos aeroportos virou uma das principais apostas do conflito armado entre separatistas e as forças ucranianas.
As forças ucranianas recuperaram o controle do aeroporto de Donetsk, atacado pelos rebeldes no fim de maio, após um contra-ataque que teve o apoio de aviões de combate e helicópteros, no qual morreram mais de 40 pessoas entre os separatistas, a maioria de nacionalidade russa.