Lufthansa Systems: mais clientes no Brasil
A companhia já atendia TAM e Gol, companhias que em junho do ano passado respondiam por 40% e 36% do mercado áreo brasileiro, e somou o terceiro colocado Azul Linhas Aéreas (16%) e o quarto colocados (7%), além de um player de cargas, a Rio Linhas Aéreas.
A Avianca Brazil utiliza o NetLine/Sched, uma ferramenta análitica para definição de horários de voos que necessitam ser mudados [atrasados, se formos sinceros].
A Rio Linhas Aéreas assinou um contrato de cinco anos para o sistema de gestão de voos Flight Management System (FMS).
O database do FMS contém todas as informações importantes pertinentes às rotas, incluindo altitude e dados sobre os aeroportos para otimizar as rotas e alimentar os sistemas de piloto-automático.
Já a Azul usará o myIDTravel, a solução integrada de gestão ID Travel da Lufthansa Systems.
A TAM também expandiu seu contrato, adotando o Lido / Flight, a solução para o planejamento de voos. O programa calcula as melhores rotas, baseado em diversos fatores e pode reduzir em até 5% os custos com o combustível. A TAM estima auferir uma economia anual superior aos US$ 10 milhões utilizando o Lido / Flight.
No ano fiscal de 2013, a Lufthansa Systems registrou uma receita de 640 milhões de euros.
O mercado de tecnologia para aviação no Brasil está se consolidando em torno de alguns fornecedores.
A SITA é a líder quando o assunto são aeroportos e nos últimos meses a SAP se tornou a empresa dominante em sistemas de gestão.
No final de 2013, a Gol anunciou a migração do seu ERP Oracle para a SAP, em um contrato vencido pela Sonda baseado em um pacote de serviços, hospedagem e software com pagamento em suaves prestações ao longo de seis anos.
Em fevereiro, a TAM tomou a mesma decisão. No caso, pesou a necessidade de unificar o sistema de gestão com a Lan Chile, companhia aérea chilena que adquiriu a brasileira em 2010, formando dois anos depois a Latam, o maior grupo latino-americano de aviação. A Lan usa ERP da SAP.
Não foi divulgado quem foi o integrador escolhido para a implementação do SAP na TAM. Ele poderia ser a própria Lufthansa Systems, que tem uma divisão de serviços SAP.
Ainda em setembro de 2013, a SAP divulgou metas de crescer no setor aéreo brasileiro, no qual, à aquela altura, só tinha como cliente de expressão a Azul.
Em nível mundial, a multinacional afirma atender as dez maiores companhias aéreas do mundo, incluindo Delta Airlines, Lufthansa e Air China.