Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 23 de dezembro de 2024

Concessionária planeja início de ampliação de Viracopos em agosto

27/07/2012

 

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que ganhou a concorrência pública para administrar o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), pretende iniciar as obras de ampliação do terminal em agosto deste ano. Para que a primeira fase comece a ser executada, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) precisa emitir a licença ambiental de instalação e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve aprovar o projeto de expansão apresentado pela concessionária.
 
"Queremos aproveitar o tempo mais seco em agosto e setembro para iniciar os trabalhos de terraplanagem. Se a Cetesb e a Anac não autorizarem nas próximas semanas, estamos sob risco de iniciar as obras no período de chuva", explica o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster. Há cerca de dois meses, a concessionária realiza reuniões para discutir e apresentar o projeto à agência reguladora.
 
O parecer favorável sobre a ampliação do aeroporto foi entregue pela Prefeitura de Campinas à concessionária na manhã desta quinta-feira (26). O exame técnico municipal é necessário para a Cetesb emitir a licença de instalação, que em conjunto com o parecer da Anac, vão autorizar o início das obras da primeira etapa de ampliação.
 
O parecer técnico da prefeitura apresentado nesta quinta-feira será enviado à Cetesb. No começo do ano, a companhia ambiental estadual já havia emitido uma licença prévia que confirmava que o projeto era ambientalmente viável.
 
O secretário municipal de Meio Ambiente, Hildebrando Herrmann, explica que a primeira etapa de ampliação não terá impactos ambientais na área e entorno do aeroporto. O diretor-presidente da concessionária também garante que não foi encontrada nenhuma espécie em extinção e/ou mata natural virgem que provoque prejuízos ambientais.
 
O projeto apresentado pelo consórcio Aeroportos Brasil Viracopos, formado pela operadora francesa Egis, a Triunfo e UTC, durante o processo de concorrência pública sofreu algumas modificações, que também foram aprovados pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. A análise foi solicitada pela Cetesb, segundo Luiz Alberto Küster. Além de ser apresentado à Cetesb, o parecer técnico da prefeitura será apresentado ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), mas não há data marcada para a reunião.
 
Mais moderno da América Latina
O diretor-presidente da concessionária, Luiz Alberto Küster, garante que após a conclusão da ampliação, Viracopos será o maior e maior moderno aeroporto da América Latina. A expansão será realizada em cinco etapas. Até a Copa do Mundo de 2014, na primeira fase de obras, será investido R$ 1,4 bilhão no aeroporto. Durante os 30 anos de contrato de concessão, a concessionária investirá R$ 8,4 bilhões na ampliação. Devem ser construídos uma cidade aeroportuária, com hotéis, centro de convenção e shopping center.
 
A primeira etapa do projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para o transporte de 14 milhões de passageiros por ano. O atual terminal está projetado para transportar 3,5 milhões de passageiros/ano, mas a estimativa da concessionária é que Viracopos transportará nove milhões de passageiros em 2012.
 
Segundo o último balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), entre janeiro e maio deste ano, foi registrado movimento de 3,5 milhões de pessoas no aeroporto de Campinas. O início das obras de ampliação está previsto para agosto de 2012 e a entrega desta primeira etapa em abril de 2014.
 
Nas outras fases, o terminal será projetado para transportar 22 milhões de passageiros por ano até 2020, 45 milhões até 2030, 65 milhões de passageiros até 2040 e 80 milhões de passageiros até o fim da concessão, em 2042. A concessionária terá controle acionário de 51% em Viracopos e a Infraero, 49%.
 
Investimento
Após a conclusão das obras de ampliação, o aeroporto de Viracopos vai ampliar de oito mil para 40 mil o número de funcionários contratatos para atendimento de passageiros e outros serviços aeroportuários no terminal.
 
O início das obras do novo terminal está previsto para agosto deste ano e a entrega da primeira etapa em abril de 2014. O novo terminal contará com 28 fingers e um novo espaço para estacionamento com 4,5 mil vagas, além das duas mil já existentes. A falta de espaço para estacionamento é uma das principais reclamações dos usuários do aeroporto.
 
De acordo com informações divulgadas pelo diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o aeroporto carrega atualmente 300 mil toneladas de carga por ano e a projeção é de que atingirá 1 milhão de toneladas transportadas por ano até o final da concessão.