Avião Aterragem de emergência na República Dominicana após alerta de bomba
A Direção Nacional de Investigação (DNI) deu seguimento a uma chamada telefónica para a torre de controlo do terminal alertando para alegada colocação de uma bomba no avião que aterrou no aeroporto Internacional das Américas de Santo Domingo, quando o seu destino era Punta Cana, também na República Dominicana.
Tropas de elite das Forças Armadas e de outros organismos de segurança tomaram o controlo do Aeroporto Internacional das Américas e evacuaram a aeronave, retirando os passageiros e inspecionando-a de seguida com a ajuda de cães treinados para detetar explosivos.
As partidas foram suspensas, enquanto as aterragens desviadas para o leste do país, estando o aeroporto encerrado.
As informações oficiais não confirmam nem negam a existência de um engenho explosivo no interior do avião que transportava 274 passageiros a bordo.
O telefonema de alerta para o terminal foi registado às 15:29 locais (20:29 em Lisboa).
Segundo responsáveis aeroportuários, os organismos de investigação dominicanos estão a tentar localizar a chamada, enquanto agentes da Polícia Nacional e a Autoridade Metropolitana do Transporte asseguram a vigilância das áreas públicas do terminal.
O avião da companhia aérea Jetairfly, que partiu de Bruxelas, encontra-se na zona sul do aeroporto.
Os passageiros foram retirados, informaram os responsáveis do terminal num comunicado, também citado pela agência noticiosa espanhola Efe, indicando que o incidente já afetou pelo menos quatro voos (uma chegada e três partidas).